Academic production in Slavic Studies in Brazil: balances and perspectives for the promotion of new proposals for international cooperation

Authors

  • Milan Puh Universidade de São Paulo
  • Cibele Krause-Lemke Universidade do Centro-Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e70280

Abstract

This article aims to present and discuss the field of Slavic studies within the Brazilian university, focusing on the production of the teachers of a postgraduate program (master's degree) and a study center in a region with a significant Slavic population. The production was initially cataloged and categorized as a thematic mapping; followed by as of yet unknown discursive and conceptual analysis, defined as unwriting (BARZOTTO; RIOLFI, 2014). The research resulted in a bibliometric and scientometric inventory in which the production of the teachers of the postgraduate program and the study center was mapped; it identified correlated areas of local, national and international academic production in which the program’s and study center’s research lines are most closely articulated. From this trajectory we reinforce the hypothesis of the need to create internal academic balances that would enable a better education of students, greater valorization and dissemination of the knowledge produced and the creation of new proposals of internationalization of Brazilian universities.

Author Biographies

Milan Puh, Universidade de São Paulo

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (2019). Pós-doutor pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2018). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017), orientado pelo prof.dr Valdir Heitor Barzotto. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2012), com o mesmo orientador. Graduado em Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa - Universidade de Zagreb (2008). Tem experiência na área de História, Educação, Letras e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Atualmente estuda Políticas linguísticas e Educação, enfocando as comunidades eslavas tanto no Brasil como no exterior, bem como outras comunidades de imigração

Cibele Krause-Lemke, Universidade do Centro-Oeste do Paraná

Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Em 2008 e 2009 realizou doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com bolsa do Banco Santander/USP. É Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguisticamente complexos. Também, participa do grupo de pesquisa Interfaces Língua e Literatura (PPGL), do grupo de pesquisa em Estudos Eslavos e atua nas linhas de pesquisa de Questões de bilinguismo e Políticas linguísticas e culturais. É docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO (PPGE). Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Paraná (APEEPR) - 2013-2014. É membro da ALFAL ( Asociación de Linguística y Filología de América Latina) e da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Foi Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/ I (2010 - 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino em contextos multilíngues, políticas linguísticas e formação de professores de línguas.

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Published

2021-04-06