Novos condicionamentos estruturais da variação na concordância nominal de número

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e77023

Resumo

A variação na concordância nominal de número é um dos fenômenos do português brasileiro mais estudados pelo paradigma variacionista. A maioria dos estudos focaliza a marcação do plural em cada constituinte do SN e destaca a posição do constituinte, a diferença morfofonológica entre o singular e o plural e a presença ou ausência de marca no constituinte precedente como principais condicionamentos do fenômeno (SCHERRE, 1988; FERNANDES, 1996; LOPES; 2001; BRANDÃO, 2013; OUSHIRO, 2015; entre outros). Contrapondo-se à tradição, esta análise assume que focalizar a aplicação da regra de concordância no SN como um todo é a melhor perspectiva para retratar tal variação. Conjugando as duas abordagens, este estudo revelou novos aspectos do condicionamento da variação na concordância nominal de número, articulando a posição do constituinte com a configuração estrutural e o número de constituintes do SN. A análise foi feita a partir de uma amostra de fala vernácula do português rural da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Dante Lucchesi, Universidade Federal Fluminense

É Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade em Pesquisa, nível 1B, do CNPq, tendo sido membro titular do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, de outubro de 2016 a julho de 2019. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. Coordena o Projeto Vertentes do Português do Estado da Bahia, em sua 4ª Fase: A norma culta e a polarização sociolinguística na cidade de Salvador ? Bahia. Coordena também o Projeto de Estudo da Norma Culta Escrita ? PENCE. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015) Sistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004) e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009). Recebeu o Prêmio Jabuti (2º Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: análise sociolinguística, história da linguística, contato entre línguas e história da língua portuguesa.

Jaqueline Dália, Instituto Federal Fluminense | Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2004), graduação em Letras - Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola (2009), graduação em Pedagogia (2013), especialização em Língua Portuguesa pela FFSD (2007), especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual pela UFF (2013), mestrado em Educação Agrícola pela UFRRJ (2011) e doutorado em Letras pela UERJ (2017). Atualmente desenvolve pesquisa em estágio de Pós-Doutorado pela UFF, na área de Sociolinguística, sob a supervisão do Prof. Dante Lucchesi. É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Currículo e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Currículo Integrado, Sociolinguística e Linguística Histórica. Atua no grupo de pesquisa: Núcleo de pesquisas e estudos sobre as ruralidades fluminenses - IFF

Referências

BRAGA, M. L. A Concordância de número no sintagma nominal no triângulo mineiro. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa), PUC, Rio de Janeiro, 1977.

BRAGA, M. L.; SCHERRE, Maria Marta Pereira. A concordância de número no SN na área urbana do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE LINGUÍSTICA, 1o, 1976. Anais ... Rio de Janeiro, PUC, 1976. p. 464-77.

BRANDÃO, S. F. Patterns of plural agreement within the Noun Phrase. Journal of Portuguese Linguistics, v. 12, n. 2, p. 51-100, 2013.

FERNANDES, M. Concordância nominal na região sul. 1996. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

GUY, G. Linguistic variation in Brazilian portuguese: aspects of the phonology, syntax, and language history. 1981. Dissertation (PHD in Linguistics) – University of Pennsylvania, Philadelphia, 1981.

GUY, G.; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola, 2007.

LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].

LABOV, W. Principles of linguistic change. Oxford; Cambridge: Blackwell, 1994.

LABOV, W. Principles of Linguistic Change: Social Factors. Oxford: Blackwell, 2001.

LOPES, N. da S. Concordância nominal, contexto linguístico e sociedade. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.

LUCCHESI, D. A variação na concordância de gênero em uma comunidade de fala afro-brasileira: novos elementos sobre a formação do português popular do Brasil. 2000. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

MARTINS, F. S.; COELHO, I. Uma abordagem Sociolinguística da Concordância Nominal de Número no Falar dos Moradores do Município de Fonte Boa (Amazonas). Fórum Linguístico, v. 16, n. 4, p. 4097-4117, 2019.

NARO, A. Modelos quantitativos e tratamento estatístico. In: MOLLICA, C.; BRAGA, M. L. (org.). Introdução à sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2003. p.43-50

NARO, A.; LEMLE, M. Syntactic diffusion. In: STEEVER, S. B. et al. (eds). Papers from the parasession on diachronic syntax. Chicago, Chicago Linguistic Society, 1976. p. 221-41.

OUSHIRO, L. Identidade na pluralidade: avaliação, produção e percepção linguística na cidade de São Paulo. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SANKOFF, D.; TAGLIAMONTE, S.; SMITH, E. Goldvarb X: a variable rule application for Macintosh and Windows. Department of Linguistics, University of Toronto, 2005.

SCHERRE, M. Sobre a influência de três variáveis relacionadas na concordância nominal em português. In: OLIVEIRA, G. M. de; SCHERRE, M. (org.). Padrões sociolingüísticos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. p.85-118.

SCHERRE, M. Reanálise da Concordância Nominal em Português. 1988. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1988.

SCHERRE, M. A regra de concordância de número no sintagma nominal em português. 1978. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 1978.

SCHERRE, M.; NARO, A. J. A concordância de número no português do Brasil: um caso de variação inerente. In: HORA, D. da (org.). Diversidade linguística no Brasil. João Pessoa: Ideia, 1997. p. 93-114.

Downloads

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Artigo