Prosódia das interrogativas neutra e sarcástica: como leitores mais escolarizados e menos escolarizados recuperam aspectos pragmáticos na leitura em voz alta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e77230

Resumo

A fim de correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, caracterizamos a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de escolaridade quanto ao comportamento acústico de interrogativas sarcásticas e neutras. Buscamos mostrar como esses diferentes perfis de leitores processam aspectos pragmáticos do texto escrito. Para isso, produzimos textos com frases-alvo interrogativas sarcásticas e frases-alvo interrogativas neutras. Os textos foram lidos em voz alta e gravados para análise acústica. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre a interrogativa sarcástica e a interrogativa neutra. Verificamos que as medidas acústicas de F0 são aumentadas na interrogativa sarcástica, para os grupos mais escolarizados.

Biografia do Autor

Alcione de Jesus Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Linguística pela Unicamp e Pós-Doutorado pela Unesp/Araraquara. Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, vinculada ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras - Profletras.

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Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Artigo