“Mudar para variar”, “variar para mudar” – tratando da variação e mudança de acho (que) e parece (que) parentéticos epistêmicos na fala de Florianópolis

Autores

  • Raquel Meister Ko Freitag UFS - Itabaiana - SE

Resumo

A partir da caracterização, dentro de uma comunidade lingüística estratificada socialmente, dos usos de acho (que) e parece (que), estabeleço um possível percurso para explicitar a mudança conceitual e estrutural pelas quais passam as construções, com base nos pressupostos da gramaticalização. Assumindo que as construções desempenham a mesma função semântico-discursiva de parentéticos epistêmicos, pretendo (i) estabelecer e discutir os condicionamentos sociais e lingüísticos que regem o seu uso, (ii) correlacioná-los às evidências da sua gramaticalização e (iii) contribuir com discussões teóricas no âmbito de uma abordagem conjunta da Teoria da Variação e do Paradigma Funcional da Gramaticalização para a análise de fenômenos de variação e mudança lingüística.

Biografia do Autor

Raquel Meister Ko Freitag, UFS - Itabaiana - SE

Doutora em Lingüística, área de concentração "Sociolingüística". Professora do Núcleo de Graduação em Letras da UFS, Campus Universitário Professor Alberto Carvalho, em Itabaiana.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-10-28

Edição

Seção

Artigo