Linguistics for Literacy beyond reading and writing knowledge

Authors

  • Ana Cláudia de Souza UFSC
  • Fabiana Giovani Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e92377

Keywords:

Linguistics, Literacy, Reading, Writing, Teaching

Abstract

The topic of this text that opens the thematic section about linguistics for literacy is the relationship between linguistic studies developed according to different perspectives and literacy in its diverse facets. It has two objectives: 1) Approaching areas and linguistic points of view (without intending to be exhaustive) about literacy research and initial teaching of reading and writing; 2) announcing the seven studies that compose this thematic section and an interview with Professor Magda Soares. Among the authors whose texts are offered in this thematic section are renowned Brazilian scientists in the study of the literacy issue.

Author Biographies

Ana Cláudia de Souza, UFSC

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

Fabiana Giovani, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta do LLV e do Programa de Pós-Graduação da UFSC.

References

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

BANDEIRA, V. da S. “[...] Ele precisa de um espaço para falar do jeito dele, né?”: a sala de recurso multifuncional e seu papel no desenvolvimento da linguagem de alunos indicados para atendimento educacional especializado. Orientadora: Catia Fronza. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020.

BORTOLOTTO, N. A interlocução na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. 10.ed. São Paulo: Scipione, 2007 [1989].

ERNAUX, A. O jovem. Tradução de Marília Garcia. São Paulo, Fósforo, 2022.

GERALDI, J. W. Da língua para a linguagem: outros rumos de pesquisa. Pernambuco: [s. n.], 2014. Texto de aula magna proferida em 17 mar. 2014 nos Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: http://livrozilla.com/doc/1482808/da-l%C3%Adngua-para-a-linguagem-outros-rumos-de-pesquisa-jo%C3%A3o. Acesso em: 01 maio 2020.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. Universidade de Aveiro, Portugal, 2004. Texto de palestra proferida na Semana da Prática Pedagógica, 2003.

GERALDI, J. W. Aprende-se a escrever escrevendo. Signo, v.10. n.16, p. 27-31, 1985.

GIOVANI, F. A singularidade de um processo de alfabetização em tempos de pandemia. Revista Educação Básica em Foco, v.2, n.4, p. 1-7, jan./mar. 2021. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/04/Artigos/A_singularidade_de_um_processo_de_alfabetizacao_em_tempos_de_pandemia_GIOVANI-F.pdf. Acesso em: 29 dez. 2022.

GIOVANI, F.; MACHADO, A. L.; OLIVEIRA, L. G. de. No meio do caminho tinha uma pandemia: alfabetização, letramento e a formação do leitor literário por meio do projeto Ananse. Sobre Tudo, v. 12, n. 1, p. 91-113, 2021.

HEINIG, O. L. de O. M. É que a gente não sabe o significado: homófonos não homógrafos. Orientadora: Leonor Scliar-Cabral. 2003. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 01-11, jan./abr., 2002.

LUIZ, S. W. Formação continuada de professores alfabetizadores: um processo de coconstrução entre universidade e escola. Orientadora: Catia Fronza. 2022. 167 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2022.

LUIZ, S. W.; FRONZA, C. de A.; ILDEBRAND, I. dos S. Formação continuada de professores alfabetizadores: reflexões teóricas e práticas. Estudos Linguísticos e Literários, n. 67, p. 419-445, 2020.

MARTINS, M. S. C. Vale ou não vale a pena?. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 10, p. 108-111, 2019.

MIRANDA, A. R. M. Artigo - Um estudo sobre a natureza dos erros (orto)gráficos produzidos por crianças dos anos iniciais. Educação em Revista, v. 36, 2020.

NORA, P. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 01-22, dez. 1993.

PARISOTTO, A. L. V.; MASSINI-CAGLIARI, G. Formação docente inicial e ensino de ortografia: saberes necessários. Rev. Elet. Educ., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 185-200, abr. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-71992017000100185&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 dez. 2022.

PINTO, M. da G. L. C. A cópia e o ditado numa abordagem multissensorial e multicognitiva. Capítulo 9. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/143837/2/577784.pdf. Acesso em 29 dez. 2022.

SCLIAR-CABRAL, L. Sistema Scliar de Alfabetização: fundamentos. Florianópolis: Lili, 2013.

SCLIAR-CABRAL, L. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.

SOARES, M. Alfaletrar. São Paulo: Contexto, 2020.

SOUZA, A. C. de; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Ensino inicial de leitura e escrita no processo de alfabetização: contribuições da fonologia e da psicolinguística. In: GUESSER, S.; RECH, N. F. (org.). Gramática e aquisição: propostas para o professor da educação básica. Campinas, SP: Pontes, 2022. p. 45-73.

Published

2023-02-07