Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

A Fórum Linguístico (Qualis A2 | 2023) recebe artigos no sistema de FLUXO CONTÍNUO. As contribuições devem ser encaminhadas de acordo com as seguintes diretrizes que seguem abaixo. 

  1. Linha editorial e política de publicação: a) a revista publica trabalhos de diversos campos do conhecimento cujo interesse é a linguagem e que estejam escritos em português, espanhol ou inglês; b) os trabalhos enviados não devem ter sido submetidos simultaneamente a outra revista; c) não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura, sendo aceitas contribuições nos seguintes gêneros do discurso: artigo – inédito, resultado de pesquisa empírica e/ou de um estudo teórico de um determinado tema/problema; ensaio – análise e discussão de um tema atual dentro de um determinado campo do saber; retrospectiva – síntese histórico-crítica acerca do estado de um determinado campo do saber ou de um quadro teórico; resenha – apresentação e análise crítica de livros científicos recém lançados (até 2 anos); traduções; d) os textos, incluindo referências e anexos, devem ter a seguinte extensão: artigo, ensaio e retrospectiva – no mínimo, 4 mil palavras e, no máximo, 10 mil palavras; resenha – no mínimo, mil palavras e, no máximo, 3 mil palavras; as traduções têm limite mínimo de 4 mil palavras.

 

  1. Autoria: a) os trabalhos poderão ter, no máximo, 3 autores; b) os autores deverão ter título de doutor ou estar cursando o doutorado; c) autores graduados, mestrandos ou com mestrado podem publicar no sistema de coautoria, desde que um dos autores do trabalho preencha o critério b.
  2. Partes textuais: a) título do texto em português, espanhol e inglês; b) autor(es) - a fim de garantir a Avaliação Cega por Pares, substituir  o(s) nome(s) do(s) autor(es) pela expressão "Nome(s) do(s) Autor(es)"; c) filiação institucional (logo abaixo do item "b"); d) resumo contendo entre 100 e 250 palavras, elaborado em português, espanhol e inglês; e) palavras-chave (de 3 a 5), redigidas em português, espanhol e inglês, separadas entre si por ponto e vírgula; f) corpo do texto, incluindo introdução e conclusão; g) referências, elaboradas de acordo com a norma NBR6023/18; h) anexos; i) partes textuais da resenha: referência completa da obra resenhada, nome do autor (resenhado por Fulano de TAL (instituição), resenha da obra, referências (quando houver). Sugere-se que os resumos explicitem: o tema e/ou o(s) objetivo(s) do artigo, a orientação teórica e as conclusões mais relevantes. Nos resumos de artigos de pesquisa, citar também dados da metodologia (corpus, sujeitos, procedimentos, etc.).
  3. Outras orientações: a) as notas devem ser inseridas no rodapé; não devem ser usadas para referenciar obras; b) as citações devem seguir a NBR 10520/2023:

 - citações diretas (que não são paráfrase) com até 3 linhas: inseridas entre aspas duplas no parágrafo do autor; as aspas simples são usadas para indicar citação dentro de citação;

 - citação com mais de 3 linhas: novo parágrafo, recuo de 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte 11; - supressão de partes da citação são indicadas como: [...]; - acréscimos ou comentários inseridos na citação são separados por colchetes [sssss]; - forma de citação: sistema autor-data; se o nome do autor estiver referenciado na frase citante, indica-se apenas a data entre parênteses: Saussure (1985) afirma que ... ; se o autor não aparece referenciado na frase citante, deve ser citado entre parênteses, em letras maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (Ducrot, 1985); as páginas citadas devem ser indicadas depois da data, como nos exemplos a seguir: Saussure (1985, p. 20) afirma que...; (DUCROT, 1985, p. 25); citação de citação deve ser indicada por apud: (BAKHTIN, 1985 apud ROJO, 2006, p. 25); c) tabelas, quadros e ilustrações: devem estar prontos e no espaço do texto onde deverão ficar; devem ser numerados a partir do número 1, com um título e com a fonte (quando extraída de outra fonte); d) a lista de referências deve ser somente de obras citadas; deve ser usado o sistema de ordenação alfabética ascendente; usar abreviaturas para os prenosmes e manter apenas o último sobrenome por extenso [ex. SILVA, M. da]; no caso de autor repetido, não substituir o sobrenome por um traço; quando a obra for de mais de 3 autores, indicar apenas o primeiro e usar a expressão et al.; título da obra em itálico (subtítulo em caracteres normais); e) no caso de pesquisas que envolvam seres humanos, sugere-se que o autor indique, em nota de rodapé, a aprovação do estudo por Comitê de Ética.

  1. As imagens e figuras devem ser restritas ao estritamente necessário. Devem obedecer à normatização do IBGE, conforme disposto na NBR 6022/03, e indicar, logo abaixo e à esquerda, em fonte tamanho 9, o título e a fonte; a numeração das imagens é feita em algarismos arábicos e crescentes.  Exemplos:

 

  1. a) Imagem 1: Texto de aluno

    Fonte: Xavier (2012, p.7)

 

  1. b) Figura 1: Sequência didática para o gênero carta

    Fonte: Silva (2014, p.15)

 

  1. Os trabalhos devem seguir os exemplos de referências, de acordo com a NBR6023/2018:
  2. a) monografias no todo (livros, dicionários, dissertações, teses, congressos...):

DINA, A. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

  1. b) partes de monografia (capítulos de livros, verbetes, trabalhos apresentados em congressos...):

NOGUEIRA, D. P. Fadiga. In: FUNDACENTRO. Curso de médicos do trabalho. São Paulo, 1974. v.3, p. 807-813.

HALLISEY, Charles. Budismo. In: OUTHWAITE, William; BUTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Tradução de Eduardo Francisco Alves; Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 47-49.

RODRIGUES, M. V. Uma investigação na qualidade de vida no trabalho. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 13., 1989, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: ANPAD, 1989. p. 455-468.

  1. c) publicações periódicas consideradas no todo (coleções, fascículos...):

TRANSINFORMAÇÃO. Campinas: PUCCAMP. 1989-1997. Quadrimestral. ISSN: 0103-3786.

CARTA CAPITAL. São Paulo: Editora Confiança, ano 16, n. 629, jan. 2011.

  1. d) partes de publicações periódicas (artigo de revista e de jornal):

ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.

OLIVEIRA, W. P. de. Judô: Educação física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7.

  1. e) documentos eletrônicos:

MALOFF, J. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: http://www.ibict.br/cionline. Acesso em: 18 maio 1998.

 

IMPORTANTE:

  • NÃO DEIXAR LINKS DE SITE NO COPOR DO TEXTO OU NAS NOTAS;
  • USAR APÉNAS INICIAIS PARA NOMES, NAS REFERÊNCIAS.

 

Dossiê

Os Dossiês devem conter artigos sobre temas atuais e que contribuam para o debate epistemológico e político na área, devendo ser coordenados por profissional ou profissionais de reconhecida competência sobre a temática proposta para a seção, a qual deverá ser submetida para apreciação da editoria de dossiês e também pela coordenação editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.