Produção escrita no 1ºciclo: espelho da formação de professores?

Autores

  • Roberto Carlos Macedo Azevedo Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação
  • Madalena Teixeira Instituto Politécnico de Setúbal – IPS/ESSE, PT

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2011v8n1p23

Resumo

A necessidade de melhorar o ensino do Português na educação básica está solidamente fundamentada nos resultados de todos os projetos internacionais em que Portugal participou, nos estudos nacionais e nos relatórios nacionais das Provas de Aferição. Neste contexto, os cursos de formação inicial e a formação contínua de professores assumem um papel preponderante na preparação para a docência dos professores. O estudo que se propõe tem como principal objetivo compreender em que medida a formação profissional inicial e contínua dos professores influencia a produção escrita nos alunos do 1º ciclo. Embora este estudo ainda se encontre em fase de realização, podemos adiantar que a formação profissional dos docentes permitiu uma maior diversidade e qualidade das suas práticas levando, consequentemente, a melhores aprendizagens dos alunos.

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Publicado

2011-04-18