Chapeuzinho Vermelho em três versões: análise de gênero na perspectiva sistêmico-funcional

Autores

  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria
  • Sabrine Weber Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2018v15n3p3210

Resumo

Este trabalho focaliza o funcionamento da linguagem em instanciações de gêneros da família das estórias, de acordo com a abordagem sistêmico-funcional de gênero (MARTIN; ROSE, 2008 e ROSE; MARTIN, 2012), que se fundamenta em princípios da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014). Para demonstrar como funções léxico-gramaticais e semântico-discursivas evidenciam a instanciação de gêneros, foram analisados e comparados três textos que compartilham o propósito de envolver leitores/ouvintes: os clássicos Chapeuzinho Vermelho, nas versões de Charles Perrault, no século XVII, e dos Irmãos Grimm, e uma versão reinventada dessa estória em contexto escolar. A análise dos sistemas de transitividade e avaliatividade, que contribuem para realizar as etapas de gênero em cada texto, evidenciou duas instanciações do gênero narrativa, cujo propósito é resolver uma complicação, e uma instanciação do gênero exemplum, cujo propósito é julgar caráter ou comportamento.

Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria

Sabrine Weber, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2018-10-23

Edição

Seção

Artigo