A leitura como encontro da outra palavra e da palavra outra: Proposições teórico-metodológicas para o trabalho docente em língua portuguesa

Autores

  • Josa Coelho Irigoite Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina.
  • Marielly Agatha Machado Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n4p4198

Resumo

Este artigo tem como tema formação de leitores na educação básica e se organiza com o objetivo de promover proposições teórico-epistemológicas que sirvam de ancoragem para práticas metodológicas desenvolvidas por professores de Língua Portuguesa. Partindo da concepção de encontro (PONZIO, 2010), propõe-se trabalhar a leitura nas duas dimensões que a integram: intrassubjetiva e intersubjetiva. A ancoragem teórica é histórico-cultural, partindo da psicologia da linguagem de Lev Vigotski e da filosofia da linguagem de Bakhtin. Trata-se de um estudo qualitativo de enfoque documental, cuja geração de dados incluiu análise de excertos de pesquisas do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, e documentos parametrizadores da educação. Os resultados compõem a proposição de um encaminhamento teórico-epistemológico materializado em um diagrama de Integração Didática, a partir do qual é possível desenvolver um trabalho com leitura que dê conta dos níveis social e linguístico do texto-enunciado.

Biografia do Autor

Josa Coelho Irigoite, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina.

Professora de linguagem no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (Nela/UFSC).

Marielly Agatha Machado, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina.

Graduanda do curso de Graduação em Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigo