Leitura e letramento digital: os dêiticos temporais e o efeito de arquivamento nas mídias sociais

Autores

  • Anderson Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-7980-5773
  • Cristiane da Silva Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76029

Resumo

Este artigo examina os dêiticos temporais na produção da leitura, de modo a focalizar o processo de produção, circulação, irradiação, coprodução, memorização e arquivamento dos discursos nas mídias sociais no quadro de letramentos digitais. Optamos por um aporte teórico-metodológico interdisciplinar, fundamentado na perspectiva dos letramentos (KLEIMAN, 2007; SOARES, 2009; STREET, 2014), do letramento digital (BUZATO, 2007) e dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015), e da Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2006, 2008, 2013, 2015, 2016). Selecionamos como corpus de análise um vídeo do médico brasileiro Drauzio Varella, produzido em sua mídia social e desarquivado, para servir aos propósitos de sujeito-usuários em outro tempo e espaço ideológicos. Como corpus de apoio mobilizamos textos em circulação nas mídias sociais, com vistas a desenvolver a problemática dos dêiticos temporais nos gestos de (des)arquivamento.

Biografia do Autor

Anderson Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2018), com estágio sanduíche pela Universidade do Minho -
UMinho-ILCH, Portugal, com bolsa CAPES/PDSE. Desenvolve pesquisa na área de Língua Portuguesa, tendo
como enfoque o estudo do texto e do discurso nas modalidades oral e escrita. Pós-doutorado em Língua
Portuguesa pela PUC-SP (2018-2019). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no CCHN/UFES, com bolsa
PNPD/CAPES.

Cristiane da Silva Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Graduada em Letras/Português- Espanhol pela Universidade de Sorocaba/ UNISO; mestre e doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP e membro do Grupo de Pesquisa "Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil", da PUC-SP. Tem 20 anos de experiência no magistério, tendo atuado como docente na educação infantil, no ensino fundamental II, no ensino médio e ensino superior. Atuou também na coordenação de área e na coordenação pedagógica do município de Araçariguama. Atualmente, integra o corpo docente do IFMT-Campus Cuiabá (Octayde Jorge da Silva), ministrando a disciplina de Português/Literatura.

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Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Artigo