Distorção de estatísticas em infográficos: relevância e registros de representação semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e91864

Palavras-chave:

Pragmática Cognitiva, Teoria de Relevância, Registros de Representação Semiótica, Estatística, Infográficos

Resumo

Neste artigo, mobilizamos as noções teóricas de relevância e de registros de representação semiótica para observar distorções na exposição de estatísticas em infográficos. Posto isso, analisamos três infográficos publicados na seção Beste Bedingungen für deine Partnersuche (As melhores condições para sua busca de parceiros) da página inicial da plataforma Parship – uma agência europeia no segmento de encontros e relacionamentos online – dedicados à proporção de mulheres e homens, à cota de sucesso do aplicativo e à cota acadêmica de seus usuários. Nós concluímos que a agência sugere conclusões falaciosas a partir de estatísticas supostamente verdadeiras a fim de incrementar seu desempenho pela manipulação da escala da variável dependente.

Biografia do Autor

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Guilherme Rossi de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestre e Doutorando em Ciências da Linguagem (UNISUL). Licenciado em Matemática (UFSC). Professor EBTT do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

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Publicado

2024-07-24

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Artigo