Revisión | "Práticas de linguagem na esfera acadêmica"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e99131

Resumen

Revisión

Biografía del autor/a

Adriana Delmira Mendes-Polato, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em estudos da linguagem pela Uem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp. Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Jacqueline Sanches Costa Vignoli, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Letras pela UFPR. Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro. 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro. 2021.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do Ato Responsável. Trad.Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. M. [1930-1936]. Teoria do romance I: a estilística. 1. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAKHTIN, M. M. (1979). Estética da Criação Verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FISCHER, A.; SCHILICHTING, T. S. Letramentos acadêmicos: princípios, potencialidades e proposições. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. (org.). Práticas de linguagem na esfera acadêmica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 19-49.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.

LEA, M, R.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014.

MACHADO, A.R.; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo: leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos. 5. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E; ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.

.

MEDVIÉDEV, P. N. (1928). O Método Formal nos Estudos Literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2019.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MOITA LOPES, L. P. Tendências Atuais da Pesquisa na Área de Ensino/Aprendizagem de Línguas no Brasil. Letras, Santa Maria, v. 4, p. 7-13, jul./dez. 1992.

PEDRALLI, R.; DIAS, S. C. Práticas de linguagem na universidade. In: ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Práticas de linguagem na esfera acadêmica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 7-17.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

STREET, B. Eventos de Letramento e Práticas de Letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: MAGALHÃES, I. (org.). Discursos e Práticas de Letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. São Paulo: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92.

SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Academic writing for graduate students: a course for nonnative speakers of english. 11. ed. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2005.

SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Abstracts and the writing of abstracts. 6. ed. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2020.

VOLÓCHINOV, V. [1929-1930]. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Traduzido por Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Publicado

2024-07-18

Número

Sección

Resenha | Dossiê