Alfabetização e letramento em contexto indígena: uma análise do livro Xikrín Do Cateté Nhõ Pi’ôk Mari Mokrai Kadjy Na Jà
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e97400Parole chiave:
Educação escolar indígena, Letramento intercultural, Letramento intracultural, Língua XikrínAbstract
Este artigo faz algumas reflexões sobre o livro didático XIKRÍN DO CATETÉ NHÕ PI’ÔK MARI MOKRAI KADJY NA JÀ. O livro foi produzido por dois professores e pesquisadores indígenas da própria comunidade juntamente com um Professor Adjunto da Faculdade de Letras e Linguagem da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Objetiva-se contextualizar e analisar a proposta de alfabetização e letramento desenvolvida para as crianças Xikrín do Cateté, que possuem uma realidade sociolinguística de monolinguismo na língua Xikrín, pertencente à família Jê, tronco Macro-Je. Para tal análise, lançamos mão das notas sobre a construção do livro segundo Costa et al. (2020), da teoria de alfabetização e letramento de Magda Soares (2010) e da teoria de letramento intercultural e intracultural de Pimentel da Silva (2012). Por se tratar de um material didático pioneiro, pensado e desenvolvido pelos próprios agentes da comunidade, o livro já se constitui como um ato de resistência à educação escolar assimilacionista, possibilitando a manutenção da língua e de aspectos da cultura tradicional, que têm sido invisibilizados no modelo de educação escolar vigente nas escolas das aldeias.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União: Seção 1. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 5 out. 1988.
BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 10 de jan. 2001.
BRASIL. Decreto nº 6.861, de 27 de maio de 2009. Dispõe sobre Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1, Brasília, DF, 28 maio 2009.
BRITO, E. S. da M. de. O currículo intercultural na interface das práticas de ensinar e aprender na educação escolar xikrín. 2021. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado do Pará, 2021.
CAVALCANTI, M. do C.; MAHER, T. de J. M. O índio, a leitura e a escrita: o que está em jogo? Campinas, SP: Cefiel, 2005.
COSTA, L. S. da; BARBOZA, T. M.; TAVARES, Q.S. Notas sobre o livro Xikrín do Cateté nhõ pi’ôk mari mokrai kadjy na j̃à. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, v. 12, 329-340, 2020.
COSTA, L. S.; BARBOZA, T. M.; TAVARES, Q. S. Planificação e manutenção linguística: a construção do sistema de escrita da língua Xikrín do Cateté. Domínios de Linguagem, v.13, n.1, 313-330, 2019.
COSTA, L. S. da; XIKRIN, B. A.; XIKRÍN, K.T. Xikrín do Cateté nhõ pi’ôk mari mokrai kadjy na jà. Cametá: Editora do Campus do Tocantins/Cametá, 2019.
NOBRE, D. Uma Pedagogia Indígena Guarani na escola, pra quê? Campinas: Curt Nimuendajú, 2009.
PIMENTEL DA SILVA, M. do S. Letramentos bilíngue em contextos de tradição oral. Goiânia: PROLIND; FUNAPE, 2012.
RODRIGUES, A. D. Problemas relativos à descrição do português contemporâneo como língua padrão no Brasil. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p.11-25.
RODRIGUES, A. D. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Edições Loyola, 1985.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
