Não há ato sem cena, não há cena sem teatro: contribuições do materialismo do imaginário para as relações entre discurso e história
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e105144Palavras-chave:
Imáginario, Fantasma, Ideologia, DiscursoResumo
O objetivo deste artigo é duplo. Por um lado, introduzir, com relação a alguns debates abertos em torno da teoria do discurso, elementos teóricos do campo problemático que chamamos de materialismo do imaginário. E, simultaneamente, mostrar como, nessa perspectiva, a categoria de fantasma, proveniente da psicanálise, nos permite avançar em direção a uma elaboração materialista do real como uma conjunção singular sobredeterminada e da eficácia de sua inscrição nos processos (plexos) que o ultrapassam. Essa dupla questão é frequentemente indicada pelo conceito de performatividade. Propõe-se que a tarefa de um materialismo do imaginário para uma teoria do discurso é também elaborar uma noção de performatividade de acordo com seus axiomas centrais. Nesse caminho, a categoria ainda inexata de fantasma também se mostra promissora. Por fim, essas elaborações teóricas são mobilizadas com relação ao poder heurístico da noção do lugar de fala, a partir de uma perspectiva materialista, a fim de abrir as brechas de sua consistência sobredeterminada.
Referências
ABDO FEREZ, M. C. Imaginación, vestigia y repetición en Spinoza: referencias políticas. Conatus, Fortaleza, v. 4; n. 8; p. 11-18, dez. 2010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/4753. Acesso em: 17 ago. 2025.
ALTHUSSER, L. Ecrits philosophiques et politiques. v. 2. Paris: Stock-IMEC, 1995.
ALTHUSSER, L. et al. Escritos sobre el Arte. Madrid: Tierra de Nadie, 2011.
ALTHUSSER, L. Escritos sobre psicoanálisis. Freud y Lacan. México: Siglo XXI.1996
ALTHUSSER, L. Ideología y aparatos ideológicos del Estado: Freud y Lacan. Buenos Aires: Nueva Visión,1988.
ALTHUSSER, L. La revolución teórica de Marx. Tradução de Marta Harneker. México: Siglo XXI, 1969.
ALTHUSSER, L. et al. Lire le Capital. v. 1. Paris: Maspero. 1965.
ALTHUSSER, L.; BALIBAR, É. Para leer el capital. México: Siglo XXI, 2004 [1969].
ALTHUSSER, L. Sobre la reproducción. Tradução de Alfredo Brotons Muñoz. Madrid: Akal, 2015a.
ALTHUSSER, L. Iniciación a la filosofía para los no filósofos. Buenos Aires: Paidós, 2015b.
BALIBAR, É. La filosofía de Marx. Tradução de Horacio Pons. Buenos Aires: Nueva Visión, 2000.
BALIBAR, É. Althusser’s dramaturgy and the critique of ideology. The Roger B. Henkle Memorial Lecture at Brown University, Providence, n. 7, out. 2013.
ESPOSITO, R. El dispositivo de la persona. Buenos Aires: Amorrortu, 2011.
HENRY, P. Tirer lalangue. Essaim, Paris, v. 2, n. 29, p. 97-109, 2012.
LACAN, J. El seminario de Jacques Lacan, libro 10: la angustia. Tradução de Enric Berenguer. Buenos Aires: Paidós, 2006.
LACAN, J. Seminario XIV: la lógica del fantasma. Tradução de Gerardo Arenas. Buenos Aires: Paidós, 2023.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Diccionario de psicoanálisis: bajo la dirección de Daniel Lagache. Buenos Aires: Paidós, 1981.
MONTAG, W. Althusser and his contemporaries. London: Duke University Press, 2013.
MORFINO, V. El concepto de causalidad estructural en Althusser. Tradução de Esteban Domínguez. In: KARCZMARCZYK, P.; ROMÉ, N.; STARCENBAUM, M. (org.). Actas del Coloquio Internacional: 50 años de Lire le Capital. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2017. p.445-465.
PATRI, L. Fantasma y pulsión. In: IX Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología; XXIV Jornadas de Investigación; XIII Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR, 2017, Buenos Aires. Actas do […]., Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2017.
PÊCHEUX, M. Délimitations, retournements et déplacements.. L’Homme et la société, Paris, n. 63-64, p. 53-69, 1982.
PÊCHEUX, M. Las verdades evidentes: lingüística, semántica, filosofía. Tradução de Mara Glozman. Buenos Aires: Ediciones del Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini, 2016.
RIBEIRO, D. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento-Justificando, 2017.
ROMÉ, N. Althusser con Spinoza: hacia una ciencia revolucionaria. Nuevo Itinerario, Corrientes, v. 16, n. 1, p. 143-175, 2020a. Disponível em: https://revistas.unne.edu.ar/index.php/nit/article/view/4349. Acesso em: 17 ago. 2025.
ROMÉ, N. La strategia del nonsenso: inconscio e riproduzione negli ultimi scritti di Michel Pêcheux . Quaderni Materialisti, Milão, n. 19, p. 153-181, 2020b. Disponível: https://mimesisjournals.com/ojs/index.php/quaderni-materialisti/article/view/2182. Acesso em: 14 maio 2025.
ROMÉ, N. La manzana de la discordia. In: ROMÉ, N. (ed.). Notas materialistas: para un feminismo transindividual. Santiago: Doble Ciencia, 2022. p. 51-100.
ROBIN, R. Discurso político y coyuntura. Tradução de Carmen Villanueva Ávila, Julieta Haidar e Raúl González Tejeda. Revista Ensambles, San Martín, v. 7, n. 13, p. 205-221, 2020.
SAINZ PEZONAGA, A. De la distancia interior: introducción a escritos sobre el arte, de L. Althusser y otros. Youkali: Revista Crítica de las Artes y el Pensamiento, Córdoba, v. 15, p. 93-111, 2013.
ŽIŽEK, S. El acoso de las fantasías. Tradução de Francisco López Martín. Madrid: Akal, 2011.
ZOPPI FONTANA, M. ‘Lugar de fala’: enunciação, subjetivação, resistencia. Revista Conexão Letras, Porto Alegre, v. 12, n. 18, jan. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/conexaoletras/article/view/79457. Acesso em: 17 ago. 2025.
ZOPPI FONTANA, M. Mise-à-corps du soi: modes d’énonciation contemporains. Les Carnets du Cediscor, Bordeaux, v. 17, p. 62-76, 2022. Disponível em: http://journals.openedition.org/cediscor/5849. Acesso em: 16 ago. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
