Programa Leitorado Brasileiro: um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e72629

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os editais de seleção de professores ao Programa Leitorado vinculado à CAPES. Para tanto, são estudados os documentos que compreendem o período de 2008 a 2018, com relação aos países e Instituições de ensino superior (IES) estrangeiras, formação acadêmica e experiência com o Exame de proficiência Celpe-Bras exigidas dos candidatos à vaga de leitor. Ao empreender tal análise, pretende-se contribuir com estudos acerca de programas de internacionalização da Língua Portuguesa e discutir o modo como são implementadas as políticas educacionais linguísticas (SHOHAMY, 2006; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994a), sobretudo no que concerne à atuação do profissional que está à frente das ações políticas relacionadas ao ensino de português como língua adicional no exterior.

 

Biografia do Autor

Leticia Grubert dos Santos, UFRGS - Programa de Pós Graduação em Letras

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFRGS

Simone Sarmento, UFRGS

Professora do departamento de Letras UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Letras UFRGS

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Publicado

2021-04-06