Inglês Sem Fronteiras: uma mirada ao contexto de prática pelo prisma da formação de professores a partir do trabalho docente

Autores

  • Simone Sarmento Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • William Kirsch Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n1p47

Palavras-chave:

Inglês sem Fronteiras, Formação de Professores

Resumo

O Programa Inglês sem Fronteiras (agora Idiomas sem Fronteiras - IsF) é uma política pública que foi primeiramente pensada para oferecer cursos de inglês de modo a capacitar os estudantes elegíveis ao Ciência sem Fronteiras a estudarem em universidades estrangeiras. Entretanto, na prática, há um número de outras implicações, ou efeitos, que são visíveis para todos os seus participantes, sendo a formação de professores de língua inglesa umas das principais, pois grande parte dos professores bolsistas do Programa são alunos de licenciatura em Letras. Neste artigo, enfocamos o Núcleo de Língua Inglesa (NucLi) do IsF-UFRGS, do qual 12 professores foram submetidos a um questionário online feito através do Google Forms. Os dados, embora preliminares, mostram que o IsF apresenta-se como um palco para o desenvolvimento de professores com o potencial de integrar relexão teórica e prática a partir de experiências concretas vivenciadas no trabalho docente.

Biografia do Autor

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Simone Sarmento has a Ph.D (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, BR) and two MAs (Lancaster University, UK and Universidade Federal do Rio Grande do Sul, BR ) in Language Studies. She is a professor in the Department of Modern Languages at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Her research interests include Teacher Education, Educational Policies and Corpus Linguistics.

William Kirsch, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

William Kirsch has an MA (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, BR) and is currently pursuing a Ph.D (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, BR) in Applied Linguistics. He is a professor at the Institute of Language and Arts at Universidade Federal do Rio Grande. His research interests include Teacher Education, Educational Policies and Internationalization of Higher Education Institutions.

Downloads

Publicado

2015-06-17