Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. A revista aceita artigos assinados por doutorandos, como autores únicos, desde que o orientador declare que a pesquisa em questão não teve a sua colaboração. Em caso de colaboração, o orientador deve ser um dos autores. Mestrandos e mestres podem submeter artigos com a condição de que sejam co-autores com pesquisadores doutores. A comissão editorial entende que a supervisão de alunos deve ser explícita, e não deve ser tomada como co-autoria. Artigos derivados de pesquisas de mestrado ou doutorado devem incluir o nome do orientador em nota de rodapé, e não como co-autor. Uma exceção é feita as resenhas, em que é permitido resenhas de doutorandos.
  • O artigo, resenha ou entrevista deve ser inédito, não deve ter sido publicado em formato preprint, e não deve estar sendo avaliado para publicação em outra revista. Só serão aceitos textos que estejam dentro da temática do dossiê e/ou do escopo da revista.
  • Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa ou inglesa.
  • Os artigos e entrevistas deverão ter até 9 (nove) mil palavras (aproximadamente 25 laudas, papel A4), incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. As resenhas deverão ter ate 2 (duas) mil palavras (aproximadamente 8 laudas). As entrevistas em português devem ter também a versão traduzida do título para o inglês.
  • Os artigos devem vir acompanhados de resumo e abstract (no máximo 10 linhas) e palavras-chave (máximo 5) em português e em inglês, para artigos em português e em inglês, apenas, para artigos em inglês, sendo que o título também deve estar traduzido para o inglês. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Os artigos em inglês seguem os padrões de estilo e requisitos bibliográficos da MLA - Modern Language Association, para artigos de literatura, e APA para artigos de linguística. Artigos em português devem seguir as normas da ABNT.
  • No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos autores.
  • Não deve haver identificação alguma sobre o(s) autor(es) no corpo do texto, para garantir o anonimato no processo de avaliação.
  • Os textos deverão ser remetidos através do endereço eletrônico: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/index. Excepcionalmente, por correio eletrônico para o e-mail: ilhadodesterro@gmail.com, cujo assunto deve ser: Artigo para Ilha do Desterro; no corpo do e-mail devem constar as seguintes informações: nome do autor, titulação, filiação institucional, endereço completo, e-mail e uma breve descrição biográfica (máximo de 5 linhas).

  • Não serão aceitas submissões de artigos/resenhas/entrevistas de autores/as que tenham já publicado em em número consecutivo da revista.
  • Não serão aceitas submissões, de cada autor ou conjunto de autores, de mais de um artigo, resenha ou entrevista para o mesmo volume/número.
  • Serão encaminhados para revisão de pares somente os 4 primeiros artigos/resenhas/entrevistas, por sessão, submetidos por autores da UFSC, seguindo as normativas da CAPES e da SCIELO relativas à endogenia (número máximo de artigos desta instituição que podem ser publicados em cada volume.)
  • Ao fazer a submissão de artigo ou resenha, autores devem indicar o nome de cinco pareceristas,
    sendo que três deles devem ser de instituições internacionais. Tais indicações são apenas
    sugestões. A equipe editorial poderá ou não selecionar um dos pareceristas indicados (ver
    também item sobre “Carta aos Editores”).
  • Ao fazer a submissão de artigo ou resenha, autores devem incluir uma “Carta aos Editores”, na qual o autor ou conjunto de autores apresenta: a data de sua última publicação na revista, o objetivo principal do artigo, o motivo pelo qual o artigo está sendo submetido para dossiê específico da revista, de que forma o artigo contribui para sua área de pesquisa ou para o debate acadêmico nas áreas de Língua Inglesa, Literatura e Estudos Culturais em contexto anglófono, nome de cinco pareceristas (conforme especificações acima).
  • No caso de submissões de traduções ou traduções comentadas, a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos autores.
  • Artigos, resenhas e entrevistas deverão seguir as normas para publicação.
  • Artigos que envolvem pesquisas com seres humanos precisam ter aprovação do CEP.

Diretrizes para Autores

Todos os artigos e resenhas recebidos são analisados primeiramente pelos editores.  Uma vez aprovados são submetidos a dois pareceristas, que por meio de uma avaliação cega, darão sua avaliação final sobre o artigo. Os artigos só serão aprovados na condição de que estejam dentro da temática proposta para essa edição, maiores informações veja os resumos abaixo.

Toda comunicação com a revista, inclusive o envio de trabalhos, deverá ser feita por meio deste site nos espaços reservados para estes fins.
Para submeter artigos, é preciso fazer um cadastro no site (http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/user/register), preencher corretamente os dados requeridos, seguir as instruções e enviar o arquivo referente à seu texto de acordo com as normas estabelecidas.

IMPORTANTE: Conforme regras do SciELO, um dos nossos principais indexadores no Brasil, pedimos atenção às seguintes regras:

      i.        Notas de rodapé ou notas de fim de texto não devem apresentar referências bibliográficas;

    ii.        Não inserir notas de rodapé ou notas de fim em títulos, tabelas e gráficos.

   Dimensões do texto - Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções da Ilha do Desterro:

a - Artigo - Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...), preferencialmente concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, apresentando reflexão teórica que aprofunde um tema ou nova abordagem importante para o debate acadêmico na área de Letras e Linguística. O artigo deve apresentar procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - máximo 25 laudas, espaço simples.

b - Resenha - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados (nos últimos 3 anos) nos campos de Letras e Literatura correspondente - máximo 08 laudas, espaço simples.

c - Entrevista - Entrevistas inéditas relacionados com o tema do número específico, máximo 25 laudas, espaço simples.

Normas Editoriais da Ilha do Desterro A Comissão Editorial da Ilha do Desterro estabelece as seguintes normas editoriais para a recepção de originais de artigos e resenhas:

  1. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaço simples, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel A4, sem marcações de parágrafo.
  2. A primeira lauda deve iniciar com o cabeçalho com o título do texto e sua versão para a língua inglesa (caso seja em Português). Deve ser deixado espaço interlinear branco entre o título e sua versão para a língua inglesa. Deve haver espaçamento entre todos os títulos de seção e o texto.
  3. O cabeçalho deve ser seguido pelo o resumo do artigo expressando, de forma clara, a ideia do trabalho. Caso o artigo seja em português, é preciso uma versão em inglês e português do resumo;
  4. As palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo. Essas devem representar o assunto do artigo e seguir o idioma do resumo. Ou seja, resumos  em inglês são seguidos por palavras-chave em inglês, e resumos em português são seguidos por palavras-chave em português. Em ambos os casos, devem ser separadas por "ponto e vírgula". Sugere-se a utilização de três a cinco termos;
  5. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com o padrão estilistico correspondente a cada área: Literatura - MLA, Linguística - APA e Português - ABNT;
  6. A lista bibliográfica deve conter apenas as referências citadas no corpo do texto (não nas notas de rodapé ou notas de e fim), e para a formatação MLA (oitava edição) é necessário incluir a data da publicação na sua primeira menção no corpo do texto; as normas mencionadas são requisitos da indexação na plataforma Scielo.

    Exemplo de citação no corpo do texto (MLA + data publicação):

    Romantic poetry is characterized by the "spontaneous overflow of powerful feelings" (Wordsworth 1801, 263).

    OR

    For Wordsworth (1801), poetry is characterized by the "spontaneous overflow of powerful feelings" (263).

    OBS: A data precisa aparecer somente na primeira citação.

  7. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, deve ser limitado ao mínimo indispensável;
  8. Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando "AGRADECIMENTOS" antes das Referências.
  9. Os originais não deverão ser paginados;
  10. É necessário que o autor ou conjunto de autores preencha todos os dados pedidos durante o processo de submissão dentro da plataforma OJS, para que o artigo ou a resenha possam seguir o processo editorial de forma correta.

A Revista Ilha do Desterro não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos (APICS).

Resenhas

Bibliografias Especiais

Resumos/Abstract

Poemas

Tradução

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