Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Todos os artigos e resenhas recebidos são analisados primeiramente pelos editores.  Uma vez aprovados são submetidos a dois pareceristas, que por meio de uma avaliação cega, darão sua avaliação final sobre o artigo. Os artigos só serão aprovados na condição de que estejam dentro da temática proposta para essa edição, maiores informações veja os resumos abaixo.

Toda comunicação com a revista, inclusive o envio de trabalhos, deverá ser feita por meio deste site nos espaços reservados para estes fins.
Para submeter artigos, é preciso fazer um cadastro no site (http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/user/register), preencher corretamente os dados requeridos, seguir as instruções e enviar o arquivo referente à seu texto de acordo com as normas estabelecidas.

Dimensões do texto - Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções da Ilha do Desterro:

a - Artigo - Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...), preferencialmente concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, apresentando reflexão teórica que aprofunde um tema ou nova abordagem importante para o debate acadêmico na área de Letras e Linguística. O artigo deve apresentar procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - máximo 25 laudas, espaço simples.

b - Resenha - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados (nos últimos 3 anos) nos campos de Letras e Literatura correspondente - máximo 08 laudas, espaço simples.

c - Entrevista - Entrevistas inéditas relacionados com o tema do número específico, máximo 25 laudas, espaço simples.

Normas Editoriais da Ilha do Desterro A Comissão Editorial da Ilha do Desterro estabelece as seguintes normas editoriais para a recepção de originais de artigos e resenhas:

  1. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaço simples, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel A4, sem marcações de parágrafo.
  2. A primeira lauda deve iniciar com o cabeçalho com o título do texto e sua versão para a língua inglesa (caso seja em Português). Deve ser deixado espaço interlinear branco entre o título e sua versão para a língua inglesa. Deve haver espaçamento entre todos os títulos de seção e o texto.
  3. O cabeçalho deve ser seguido pelo o resumo do artigo expressando, de forma clara, a ideia do trabalho. Caso o artigo seja em português, é preciso uma versão em inglês e português do resumo;
  4. As palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo. Essas devem representar o assunto do artigo e seguir o idioma do resumo. Ou seja, resumos  em inglês são seguidos por palavras-chave em inglês, e resumos em português são seguidos por palavras-chave em português. Em ambos os casos, devem ser separadas por "ponto e vírgula". Sugere-se a utilização de três a cinco termos;
  5. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com o padrão estilistico correspondente a cada área: Literatura - MLA, Linguística - APA e Português - ABNT.
  6. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, deve ser limitado ao mínimo indispensável;
  7. Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando "AGRADECIMENTOS" antes das Referências.
  8. Os originais não deverão ser paginados;
A Revista Ilha do Desterro não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos (APICS).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor" no momento do envio do artigo. Só serão aceitos textos que estejam dentro da temática da proposta da revista. Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa ou inglesa.

  2. Os artigos deverão ter até 9 (nove) mil palavras aproximadamente 25 laudas, papel A4), incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. As resenhas deverão ter até 2 (duas) mil palavras (aproximadamente 8 laudas). 
  3. Os artigos devem vir acompanhados de abstract/resumo (no máximo 10 linhas) e key-words/palavras-chave (máximo 5) em suas respectivas línguas, inglês ou português. Os artigos em português devem também traduzir o título, resumo e palavras-chave para o inglês. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  4. Os artigos em inglês seguem os padrões de estilo e requisitos bibliográficos da MLA - Modern Language Association, para artigos de literatura, e APA para artigos de linguística. Artigos em português devem seguir as normas da ABNT.
  5. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
  7. São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Doutorandos podem submeter trabalhos sem co-autoria de doutores, desde de que o orientador nos envie uma carta explicitando os motivos da sua ausência. Mestrandos e mestres podem submeter artigos com a condição de que sejam co-autores com pesquisadores doutores. A comissão editorial entende que a supervisão de alunos deve ser explícita, e não deve ser tomada como co-autoria. Artigos derivados de pesquisas de mestrado ou doutorado devem incluir o nome do orientador em nota de rodapé, e não como co-autor. Uma exceção é feita as resenhas, em que é permitido resenhas de doutorandos.
  8. No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos autores.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português. 

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


Creative Commons Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.