Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Ilha do Desterro publica, desde 1979, artigos e resenhas inéditos nas áreas de Língua Inglesa, Literatura e Estudos Culturais. Ilha do Desterro é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da UFSC, com publicação em fluxo contínuo a partir de janeiro de 2024. Sua maior missão é circular os resultados de pesquisas acadêmicas nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais.

Todos os artigos, resenhas e entrevistas recebidos são analisados primeiramente pela equipe editorial.  Uma vez aprovados são submetidos a dois pareceristas, que por meio de uma avaliação cega (peer view), darão sua avaliação final sobre o artigo, resenha ou entrevista. Os artigos, resenhas e entrevistas só serão aprovados na condição de que estejam dentro do escopo da revista ou dentro da temática proposta para os dossiês.

 Os dossiês temáticos serão organizados somente por editores convidados.

 

 

Ciência Aberta

A revista Ilha do Desterro está em alinhamento com a ciência aberta e recomenda a citação e o referenciamento de dados, códigos de programas e outros materiais que tenham sido utilizados ou gerados durante o trabalho de pesquisa.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais de artigos, entrevistas e resenhas submetidos à revista são encaminhados à equipe editorial ou aos editores convidados para uma análise preliminar, que vai considerar a linha editorial geral ou o tema do dossiê. Após essa avaliação preliminar o artigo ou a resenha deve ser enviado incógnito à apreciação de dois pareceristas integrantes da Comissão Editorial, Conselho Consultivo ou consultores “ad hoc”, conforme temática do artigo (DOUBLE BLIND REVIEW). Caso haja discordância quanto aos pareceres, o artigo/resenha/entrevista será enviado a um terceiro parecerista. O prazo médio entre a submissão do trabalho e sua publicação é de 8 semanas.

Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Comissão Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

Ilha do Desterro não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

Toda comunicação com a revista deverá ser feita por meio de endereço eletrônico (ilhadodesterro@gmail.com) ou por meio do site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/index.

Periodicidade

Publicação quadrimestral até o ano de 2023 e publicação em fluxo contínuo a partir de 2024. A revista é publicada em formato eletrônico PDF/A. Por ano, são publicados no mínimo 20 artigos inéditos.

Política de Acesso Livre

A revista on-line tem acesso aberto e gratuito. Ilha do Desterro proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Além disso, não há taxas para submissão e avaliação de artigos. 

Conduta Ética

A Revista Ilha do Desterro prima pelas boas práticas em pesquisa científica e busca averiguar e impedir más condutas, tais como plágio, fabricação ou falsificação de dados, condutas antiéticas com sujeitos de pesquisa, entre outros.

A Revista Ilha do Desterro também segue as seguintes recomendações:

  1. Principles of Transparency and Good Practice in Academic Publications: Committee on Publication Ethics (COPE)
  2. Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  3. Guide to promoting the opening, transparency, and reproducibility of research published: Scientific Electronic Library Online (SciELO)
  4. Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica: Scientific Electronic Library Online (SciELO)

A Revista Ilha do Desterro entende que a autoria de um artigo científico deve ser conferida àqueles que participaram ativamente e substancialmente de todas as etapas de composição e articulação do trabalho, incluindo participação na discussão de resultados assim como revisão e aprovação das diferentes versões do texto, até a versão final. Além disso, autores devem informar a equipe editorial sobre possíveis conflitos de interesse ao submeterem seus trabalhos.

Preservação Digital

Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Qualis - CAPES ano Base 2013

A1 na área de Letras/Lingüística

B2 na área de Ciências Sociais Aplicadas I

B2 na área de Interdisciplinar

B4 na área de Psicologia

Veja mais no site Qualis Qualis CAPES

Estatísticas da Revista Ilha do Desterro

Awstats - julho 2008 - junho 2017

Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics

Política de Publicação

1.São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. A revista aceita artigos assinados por doutorandos, como autores únicos, desde que o orientador declare que a pesquisa em questão não teve a sua colaboração. Em caso de colaboração, o orientador deve ser um dos autores. Mestrandos, mestres e doutorandos podem submeter artigos com a condição de que sejam co-autores com pesquisadores doutores. A comissão editorial entende que a supervisão de alunos deve ser explícita, e não deve ser tomada como co-autoria. Artigos derivados de pesquisas de mestrado ou doutorado devem incluir o nome do orientador em nota de rodapé, e não como co-autor. Uma exceção é feita as resenhas, em que é permitido resenhas de doutorandos.

2.O artigo, resenha ou entrevista deve ser inédito, não deve ter sido publicado em formato preprint, e não deve estar sendo avaliado para publicação em outra revista. Só serão aceitos textos que estejam dentro da temática do dossiê e/ou do escopo da revista.

3. Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa ou inglesa.

4. Os artigos e entrevistas deverão ter até 9 (nove) mil palavras (aproximadamente 25 laudas, papel A4), incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. As resenhas deverão ter ate 2 (duas) mil palavras (aproximadamente 8 laudas). As entrevistas em português devem ter também a versão traduzida do título para o inglês.

5. Os artigos devem vir acompanhados de resumo e abstract (no máximo 10 linhas) e palavras-chave (máximo 5) em português e em inglês, para artigos em português e em inglês, apenas, para artigos em inglês, sendo que o título também deve estar traduzido para o inglês. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).

6. Os artigos em inglês seguem os padrões de estilo e requisitos bibliográficos da MLA - Modern Language Association, para artigos de literatura, e APA para artigos de linguística. Artigos em português devem seguir as normas da ABNT.

7. No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos autores.

8. Não deve haver identificação alguma sobre o(s) autor(es) no corpo do texto, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

9. Os textos deverão ser remetidos através do endereço eletrônico: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/index. Excepcionalmente, por correio eletrônico para o e-mail: ilhadodesterro@gmail.com, cujo assunto deve ser: Artigo para Ilha do Desterro; no corpo do e-mail devem constar as seguintes informações: nome do autor, titulação, filiação institucional, endereço completo, e-mail e uma breve descrição biográfica (máximo de 5 linhas).

10. Artigos, resenhas e entrevistas deverão seguir as normas para publicação.

Sistema de Pareceres

Os originais de artigos e resenhas submetidos à revista são encaminhados ao editor-chefe e editor convidado para uma análise preliminar, que vai considerar a linha editorial geral e o tema do número. Após essa avaliação preliminar o artigo ou a resenha  deve ser enviado incógnito à apreciação de dois pareceristas integrantes doConselho Editorial, Comissão Editorial ou consultores “ad hoc”, conforme temática do artigo. Caso haja discordância quanto aos pareceres, o artigo/resenha/entrevista será enviado a um terceiro parecerista.

Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Comissão Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

Ilha do Desterro não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

Toda comunicação com a revista, inclusive o envio de trabalhos, deverá ser feita por de endereço eletrônico (ilha@cce.ufsc.br) ou por meio do site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/index.

Normas para Publicação

A - Artigo - Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...), preferencialmente concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, apresentando reflexão teórica que aprofunde um tema ou nova abordagem  importante para o debate acadêmico na área de Letras e Linguística. O artigo deve apresentar procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - máximo 25 laudas, espaço simples.

B - Resenha - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados nos campos de Letras e Literatura correspondente - máximo 08 laudas, espaço simples.

C- Entrevista - Entrevistas inéditas  relacionados com o tema do número específico, máximo 25 laudas, espaço simples.

1. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaço simples, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel A4, sem marcações de parágrafo.

2. A primeira lauda deve iniciar com o cabeçalho com o título do texto e sua versão para a língua inglesa (caso seja em Português). Deve ser deixado espaço interlinear branco entre o título e sua versão para a língua inglesa. Deve haver espaçamento entre todos os títulos de seção e o texto.

3. O cabeçalho deve ser seguido pelo resumo do artigo expressando, de forma clara, a ideia do trabalho. Caso o artigo seja em português, é preciso uma versão em inglês e português do resumo.

4. As palavras-chave devem vir logo abaixo dos resumos. Essas devem representar o assunto do artigo e seguir o idioma do resumo. Ou seja, resumos em inglês são seguidos por palavras-chave em inglês, e resumos em português são seguidos por palavras-chave em português. Em ambos os casos, devem ser separadas por "ponto e vírgula" – máximo de 5 palavras-chave.

5. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com o padrão estilístico correspondente a cada área: artigos, resenhas e entrevistas em inglês da área de Literatura devem obedecer às normas do MLA; artigos, resenhas e entrevistas em inglês da área de Linguística seguem as normas do APA; e artigos, resenhas  e entrevistas em Português seguem as normas da ABNT.

6. O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, etc, deve ser limitado ao mínimo indispensável.

7. Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando "AGRADECIMENTOS" antes das Referências.

8. Os originais não deverão ser paginados.