A metadiscursividade em narrativas no contexto da atrofia cortical posterior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e72980Resumo
Diante do acentuado envelhecimento da população e a crescente incidência de doenças neurodegenerativas que acometem esse grupo etário, o presente artigo tem como objetivo analisar os elementos de metadiscursividade que estruturam e dão coesividade às narrativas de uma pessoa acometida pela Atrofia Cortical Posterior, uma doença considerada como um subtipo da Doença de Alzheimer, que afeta, dentre outras funções, a linguagem. Para tal empreendimento, esse estudo fundamenta-se no aparato teórico da Análise da Conversação, estudo da narrativa oral e Linguística Textual, com a noção de referenciação e metadiscursividade. As análises demonstram que a participante, apesar dos déficits ocasionados pela patologia, mantém uma atitude ativa durante a interação, narrando histórias em colaboração com o interlocutor, coconstruindo referentes e apresentando elementos que evidenciam a metadiscursividade, monitorando seu fazer comunicativo, a inteligibilidade de sua fala e a compreensão do interlocutor.
Referências
BENSON, D. F. et al. Posterior Cortical Atrophy. Archives of Neurology, v. 45, p. 789-793, 1988.
CAPRILE, C. et al. Atrofia Cortical Posterior. perfil neuropsicológico y diferencias com la enfermedad de Alzheimer típica. Revista de Neurología, v. 48, n. 4, p. 178-182, 2009.
CASTRILLÓN, J. C.; et al. F. Perfíl clínico y cognitivo de la atrofia cortical posterior y sus diferencias con la enfermedad de Alzheimer esporádica tardía y familiar precoz. Acta Neurológica Colombiana, v. 26, n. 2, p.75-86, 2010.
CLARK, H. C. Using language. New York: Cambridge University Press, 1996.
CRUTCH, S. J. et al. Consensus classification of posterior cortical atrophy. Alzheimer’s & Dementia, v. 13, p. 870-884, 2017.
CUSTODIO, K. A. “Como é que vou dizer...”: a coconstrução de sentidos nas narrativas orais de uma pessoa com atrofia cortical posterior. 2019. 116f. Dissertação (Mestre em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2019.
FÁVERO, L. L. et al. Correção. In: JUBRAN, C. C. A. S. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015. p. 241-256.
HYDÉN, L. C. Narrative collaboration and scaffolding in dementia. Journal of Aging Studies, v. 25, p. 339-347, 2011.
HYDÉN, L. C. Storytelling in dementia: collaboration and common ground. In: HYDÉN, L. C.; ANTELIUS, E. Living with dementia: relations, responses and agency in everyday life. London: Palgrave, 2017. p. 116-135.
HYDÉN, L. C.; ÖRULV, L. Interaction and narrative structure in dementia. In: SCHIFFRIN, D.; DE FINA, A.; NYLUND, A. (org.). Telling stories: language, narrative, and social life. Washington D.C.: Georgetown University Press, 2008. p. 149-160.
JUBRAN, C. C. A. S. O discurso como objeto-de-discurso em expressões nominais anafóricas. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 44, p. 93-103, 2003.
JUBRAN, C. C. A. S. Especificidades da referenciação metadiscursiva. In: KOCH, I. G. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 219-241.
JUBRAN, C. C. A. S. Revisitando a noção de tópico discursivo. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 48, n. 1, p. 33-41, 2006.
JUBRAN, C. C. A. S. O metadiscurso entre parênteses. Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 38, n. 3, p. 293-303, set./dez. 2009.
KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.
MAGNIN, E. et al. Logopenic syndrome in posterior cortical atrophy. Journal of Neurology, v. 260, p. 528-533, 2013.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Editora Ática, 1986.
MARCUSCHI, L. A. Anáfora indireta: o barco textual e suas âncoras. Revista Letras, Curitiba, n. 56, p. 217-258, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Hesitação. In: JUBRAN, C. C. A. S. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015. p. 49-68.
MARCUSCHI, L. A.; KOCH, I. G. V. Referenciação. In: JUBRAN, C. C. A. S.; KOCH, I. G. V. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006. p. 351-367.
MIRA, C. A construção de objetos de discurso nas práticas conversacionais de um grupo de convivência de afásicos. Revista Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 1131-1146, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n2p1131/32102. Acesso em: 2 jul. 2019.
MIRA, C.; CUSTODIO, K. A. Contribuições da noção de referenciação para análise da narrativa oral no contexto da atrofia cortical posterior. Revista Investigações, Recife, v. 32, n. 2, p. 01-23, 2019.
MISHLER, E. G. Research interviewing – context and narrative. Cambridge: Harvard University Press, 1986.
MONDADA; L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: Uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M., RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.
MORATO, E. M. Metalinguagem e referenciação: a reflexividade enunciativa nas práticas referenciais. In: KOCH, I. G. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (org.). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. p. 243-263.
MORATO, E. M. Referenciação metadiscursiva no contexto das afasias e da Doença de Alzheimer. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 47, n. 1, p. 45-54, 2012.
OCHS, E.; CAPPS, L. Living narrative: creating lives in everyday storytelling. Cambridge: Harvard University Press, 2001.
REICHLER-BÉGUELIN, M. J. Anaphore, cataphore et memóire discursive. Pratiques, v. 57, p. 15-42, 1988.
ROLLEMBERG, A. T. V. M. Entrevistas de pesquisa: oportunidades de construção de significados. In: BASTOS, L.C.; SANTOS, W.S. A entrevista na pesquisa qualitativa – perspectivas em análise da narrativa e da interação. Rio de Janeiro: Quartet, 2013. p. 37-46.
SANTOS, C. S. et al. Factors associated with dementia in elderly. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n.2, p. 603-611, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v25n2/en_1413-8123-csc-25-02-0603.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.
SANTOS, E. N. et al. Educação em saúde na comunidade: dialogando sobre o envelhecimento e a Doença de Alzheimer. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR, v. 27, n. 2, p. 32-36, 2019. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20190704_104549.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.
SERINO, J. et al. Atrofia Cortical Posterior – uma possível causa para as queixas visuais. Revista Oftalmologia, v. 38, p. 219-222, 2014.
TANNEN, D. Talking voices: repetition, dialogue and imagery in conversational discourse. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2007.
TANNEN, D. Introducing constructed dialogue in Greek and American conversational and literary narrative. In: COULMAS, F. Direct and indirect speech. Berlim: Mouton, 1986. p. 311-332.
WANG, X-D. et al. A pilot study on clinical and neuroimaging characteristics of Chinese Posterior Cortical Atrophy: comparison with typical Alzheimer’s Disease. PLOS ONE, v. 10, n. 8, p. 1-12, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fórum Linguístico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.