O gênero infográfico hipermidiático no contexto de ensino: por uma organização retórica

Autores

  • Rafael Vitória Alves Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Wiliam César Ramos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Neil Franco Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e74815

Resumo

Este artigo objetiva delinear a organização retórica do gênero infográfico hipermidiático no contexto de ensino, a partir da organização retórica do infográfico impresso jornalístico proposta por Fogolari (2009). É uma pesquisa qualitativa, mas utiliza também método quantitativo para determinar a frequência de ocorrência das funções retóricas no corpus de vinte infográficos hipermidiáticos. Ancoramo-nos, teórico-metodologicamente, na Sociorretórica, especialmente em Swales (1990, 2004) e no seu Modelo CARS. Concluímos que a organização retórica do infográfico hipermidiático reflete o suporte/meio e o contexto de produção aos quais está submetido, cujas características se moldam diante das necessidades dos indivíduos inseridos em um cenário de mudanças sociais.

Biografia do Autor

Rafael Vitória Alves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Wiliam César Ramos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Docente do Departamento de Letras Modernas (DLM) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Neil Franco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Estudos da Linguagem. Docente do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Artigo