Quadro de referência da Libras como L2

Autores

  • Aline Nunes de Sousa UFSC
  • Juliana Tasca Lohn Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ronice Müller de Quadros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Larissa Dias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nicolly Neves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gustavo Gusmão Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.e77339

Resumo

Nós estamos documentando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de diferentes recursos com o objetivo de disponibilizar vídeos e anotações para fins de pesquisa e para fins educacionais. O principal objetivo é sistematizar os dados e os sistemas de buscas dos dados em Libras de forma pública com acesso irrestrito e gratuito. Isso tem empoderado a Libras no Brasil em todos os estados (QUADROS et al., 2016, 2019). Para esta documentação, além do corpus da Libras e demais materiais, estamos estabelecendo interfaces educacionais como para o Ensino da Libras como segunda língua. Todos estes componentes integram o Portal de Libras (UFSC, 2020). Neste artigo, nós apresentaremos os níveis de ensino de Libras desenvolvidos a partir do Quadro Comum Europeu de Referência de Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001). Nós também analisamos a organização do quadro de referência europeu para o ensino de línguas de sinais - ProSign (LEESON et al., 2016). O objetivo deste projeto é tornar disponível uma descrição dos níveis de proficiência em Libras como segunda língua para oferecer uma referência para o ensino de Libras como segunda língua para os quarenta programas de Libras existentes no Brasil. Também disponibilizaremos videoaulas de referência, planejadas e ministradas por professores surdos, que podem ser usadas por outros professores de Libras como base dos seus planejamentos de aulas. O artigo apresenta o desenvolvimento deste projeto, que está organizado como material de acesso livre e irrestrito, disponível na nova versão do Portal de Libras.

Biografia do Autor

Aline Nunes de Sousa, UFSC

Docente da UFSC

Juliana Tasca Lohn, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Libras. 

Ronice Müller de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Libras e pesquisadora do CNPQ.

Larissa Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do curso de graduação em Letras Libras, bacharelado em tradução/interpretação Libras/Português, na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista CNPQ. 

Nicolly Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do curso de graduação em Letras Libras, licenciatura, na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista CNPQ.

Gustavo Gusmão, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do curso de graduação em Letras Libras, licenciatura, na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista UFSC.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê