O heterodiscurso nos diálogos de professores iniciantes em situação de autoconfrontação

The heterodiscourse in beginning teachers’ dialogues in a situation of self-confrontation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e78688

Resumo

A atividade docente é uma prática social atravessada por diversas vozes, que, por não serem equipolentes, podem aprisionar o docente em práticas formais de ensino e questionar sua capacidade profissional. Para mostrar como essas híbridas vozes perpassam o discurso docente, este artigo busca analisar a atividade linguageira (discurso) de dois professores em situação de autoconfrontação e, assim, apresentar como marcas linguístico-discursivas de heterodiscurso materializam-se em seus enunciados. O corpus compreende dois excertos de pesquisas em cujas situações o discurso do professor é carregado de vozes hegemônicas que apontam como deve ser realizado o trabalho docente. Assim, essas vozes aparecem nos enunciados do professor e são materializadas em uma práxis de ensino que, no entanto, nem sempre atende às expectativas dos alunos.

Biografia do Autor

Ingrid Xavier dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Letras Português-Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (2015)  mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - POSLA/UECE (2018), doutoranda no mesmo programa (bolsista FUNCAP) .

Wescley Batista Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Letras (Francês) pela Universidade Estadual do Ceará (2015), mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará - POSLA/UECE (2017), doutorando no mesmo programa (bolsista CAPES) e graduando do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rozania Maria Alves de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará, atuando nas disciplinas de Prática de Ensino/Estágio Supervisionado de Língua Francesa da licenciatura em Letras, e na linha de pesquisa "Linguagem Tecnologia e Ensino" do PosLA. Possui mestrado em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará, doutorado em Ciências da Linguagem, pela Universidade Grenoble III (2005) e pós-doutorado em Ciências da Educação - Ergonomia da Atividade de Profissionais da Educação – (2012) pela Universidade Aix-Marseille. Fundadora e coordenadora, desde 2010, do Grupo de Estudos LIFT (Linguagem, Formação e Trabalho), realizando estudos sobre a análise da atividade profissional (sobretudo a atividade docente) sustentados nos princípios da Ergonomia da Atividade, da Clínica da Atividade e da Análise Dialógica do Discurso.

 

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigo