Abordagens decoloniais nos estudos críticos do discurso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e99011

Keywords:

LAC, ADC, Decolonial Praxiologies

Abstract

This article is the result of a broad qualitative research (descriptive and interpretive) elaborated from the assumptions of Critical Linguistics, Critical Discourse Analysis, Critical Discourse Studies, Cultural Studies, and Decolonial Studies. Based on this theoretical contribution and taking the discursive domain as a construct of ways of knowing, acting and being, a proposal for analysis of anti-racist social discourses and practices is presented, aiming to observe and synthesize linguistic structures and their corresponding semantic-discursive meanings. To this end, the following are related: the axis of power to actional meaning, as ways of acting and interacting through language; the axis of knowledge to representational meaning, as a projection of aspects of the world; the axis of being to identificational meaning, as a lived experience. In conclusion, it is understood that it is necessary to reflect on language as a power structure, addressing anti-racist discourses, alternative representations in relation to those already established and racial identities in the process of becoming. Such a perspective involves decolonial praxiologies from the perspective of the dialogical construction of knowledge and education, since it breaks with the hegemonic structure and is inserted in a framework of insurgency and enables the individual to be aware of being and being in the world in such a way that he can intervene as a social and political being.

Author Biography

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília

Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais no Programa em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); no Programa em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo (USP); em Didáticas das Línguas na Universidade De Genebra, Suíça; em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. Em 2022 foi Visiting Scholar em Empreendedorismo Educativo e Inovação no Brasil pelo Departamento de Educação em parceria com a Fundação Lemann na Stanford University/São Francisco/USA. Além disso, em 2019 e 2020, foi Professor Visitante na no Departamento de Espanhol, Italiano e Português, na Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA pela Fulbright. Em 2020, foi considerado Distinguished Professor no Centro de Pesquisa Avançada do Centro de Graduação, na City University of New York, USA. Atualmente, é professor associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Tocantins (UFT). Atualmente, coordena o Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL) e faz parte do Projeto Nacional de Letramentos (Universidade de São Paulo, Brasil e IES do Brasil e do Canadá) e do Projeto de Educação Linguística Crítica para/no Sul Global (Universidade de Brasília, Brasil e IES do Sul Global), cujos interesses se interconectam com estudos da linguagem, cultura, educação e tecnologia. Além disso, coordena o Diretório de Linguagens, Direitos Humanos e Diversidades, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília, Brasil, cujos interesses de pesquisa se conectam à linguagem, políticas linguísticas, direitos humanos, minorias marginalizadas, diversidades e tecnologias. É pesquisador e orientador da Rede Idiomas Sem Fronteiras (MEC e UnB) na área de Inglês e de Português para Estrangeiros. É coordenador das séries Estudos Críticos em Linguagens e "Linguística Aplicada" pela Mercado de Letras; Linguagens para/na Universidade pela Editora Contexto e Direitos Humanos e Diversidades pela Pontes Editores. Foi laureado em 2016 com o prêmio de melhor dissertação orientada na área de Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB; pelo Prêmio Cláudio Luiz Ubeba como o melhor profissional na área de Educação pela Câmara dos Vereadores de Barretos em 2017/2018; pelo prêmio Linguistas em foco pela ABRALIN; pelo prêmio Liderança Educacional pela Câmara dos Deputados em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022 e é Cidadão Bemérito pela Câmera dos Vereadores de Barretos. Atualmente faz parte da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seus principais campos de interesse encontra-se na ampla área da linguagem, decolonialidade, formação de professores/as e internacionalização, que também incluem gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e educação crítica na formação de professores.

References

ALVES, C. R. Os reflexos das diásporas africanas na periferia de São Paulo: a força do slam no diálogo com a identidades, representatividade e ancestralidade. In: SCHLEUMER, F. et al. As Áfricas e suas diásporas. São Paulo: UAB - Unifesp, 2023. p. 145-156. Disponivel em: https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/67033/E-book_Africas_v4.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 18 abr. 2023.

BATISTA JR, J. R. L.; SATO, D. T. B.; MELO, I. F. (org.). Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.

BERNADINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

BERNARDINO-COSTA, J.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan.-abr. 2016.

CAMARGO, G. D.; BOLZANI, M. Os difusos processos culturais na transmodernidade em relação aos direitos humanos. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 6, p. 1-28, jan-abr. 2020.

CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

DIJK, T. A. V. Discurso antirracista no Brasil: da abolição às ações afirmativas. Tradução de Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi. São Paulo: Contexto, 2021.

DIJK, T. A. V. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2015.

DIJK, T. A. V. Discurso e contexto - uma abordagem sociocognitiva. Tradução de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contetxo, 2012.

DIJK, T. A. V. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1992.

DUSSEL, E. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado, v. 31, p. 51-73, jan.-abr. 2016.

DUSSEL, E. Sistema mundo y transmodernidad. In: DUBE, S.; ISHITA, B.; MIGNOLO, W. (org.). Modernidades coloniales. México: El Colegio de México, 2004.

FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: textual analisys for social research. Londres: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. London: Longman, 1989.

FANON, F. Pele negra máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FERREIRA, A. D. J. Educação Linguística Crítica e identidades sociais de raça. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MÓR, W. M. (org.) Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 39-46.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança - um reencontro com a pedagodia do oprimido. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudo avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001.

GEE, J. P. An introduction to Discouse Analysis: theory and method. 2ª. ed. London/ New York: Routledge, 2005.

GEE, J. P. Identity as an analytic lens for research in education. Review of Research in Education. Madison, n. 25, p. 99-125, 2000-2001.

GEE, J. P. Social Linguistics and literacies: ideology in discourses. London/New York: Routledge, 1996.

GEE, J. P. Literacy, discourse, and linguistics: introduction. Journal of Education, N. 171, p. 5-14, 1989.

GILROY, P. O Atlântico negro. Tradução de Patrícia Farias. São Paulo: Editora 34 Ltda, 2017 [2012].

GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, p. 115-147, 2008.

HALL, S. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Resende; Ana Carolina Escosteguy, et al. Belo Horizonte: UFMG, 2018 [2013].

HALL, S. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016.

HOOKS, B. Ensinando a trangredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. Sao Paulo: WMF Martins Fontes, 2019 [2017].

IRINEU, L. M. et al. Análise de Discurso Crítica - conceitos-chave. Campinas - SP: Pontes, 2020.

MAGALHÃES, I.; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. D. M. Análise de Discurso Crítica - um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Universidade de Brasília, 2017.

MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Revista Gragoatá, n. 22, p. 11-41, 1. sem. 2007. Traduzido de Ângela Lopes Norte. In: Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4251728/mod_resource/content/0/op%C3%A7%C3%A3o%20descolonial%20walter%20mignolo.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.

NASCIMENTO, G. Racismo Linguístico: os subterrâneos da linguagem do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

NUNES, R. H.; SILVA, K. A. Para uma praxiologia da esperança: ensino de língua portuguesa no contexto tecnológico. Revista do Programa da Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 18, n. 2, p. 373-390, maio/ago. 2022.

PENNYCOCK, A. Introducing Critical Applied Linguistcs. In: PENNYCOCK, A. Critical Applied Linguistics: A Critical Introduction. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2001. p. 1-31.

PESSOA, R. R.; SILVA, K. A. D.; FREITAS, C. C. Praxiologias do Brasil Central - floradas de educação linguística crítica. In: ROSANE ROCHA PESSOA, K. A. D. S. C. C. D. F. (org.). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021. p. 15-24.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of word-sistems research, Lima, n. VI, p. 342-386, sum.-fall 2014.

RAJAGOPALAN, K. Por uma Lingúitica Crítica - linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

RAMALHO, V.; RESENDE, V. D. M. Análise de discurso (para a) crítica: O texto como material de pesquisa. Campinas, SP. Pontes, 2011.

RESENDE, V. D. M. (org.). Decolonizar os estudos Críticos do discurso. Campinas, SP: Pontes, 2019.

RESENDE, V. D. M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

SILVA JÚNIOR, S. N. et al. Decolonialidade e ensino de língua portuguesa: um desafio para a educação escolar na contemporaneidade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 18, n. 2, p. 308-327, maio/ago. 2022.

SOUZA, A. L. S. Letramentos de Reexistência. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

WALSH, C. Estudios (inter)culturales en clave de-colonial. Tábula Rasa, Bogotá, Colômbia, p. 209-227, ene.-jun. 2010. Disponivel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=39617422012. Acesso em: 18 abr. 2023.

Published

2024-12-30