Competências digitais: uma técnica qualitativa para desenvolvimento de pessoas no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2025.e102089

Palavras-chave:

Competência digital, Tecnologia, Educação 4.0, Administração

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar uma técnica qualitativa para desenvolvimento de competências digitais. Diante destas transformações do século XXI, o uso das tecnologias digitais impacta diretamente a maneira como os indivíduos vivem, trabalham e aprendem e as competências digitais tornam-se imprescindíveis aos indivíduos para lidar com todas essas mudanças. A amostra pesquisada englobou 2 grupos focais de estudantes que já concluíram mais de 60% do seu Bacharelado em Administração em duas universidades públicas multicampi, uma do Brasil e outra da Espanha. Seguindo um desenho qualitativo e com as rubricas propostas nesta investigação, os resultados de ambos os grupos focais apontaram 10 competências digitais no nível “avançado” de desenvolvimento e outras 2 competências digitais no nível “bom” de desenvolvimento; destacando o papel da educação superior na qualificação profissional para o mercado de trabalho, com o uso de metodologias ativas e atividades mediadas por tecnologias digitais na Educação 4.0.

Biografia do Autor

Cristina Lourenço Ubeda, Universidade Federal de São Carlos

Professora Associada no Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) da UFSCar, Campus Sorocaba, desde 2010. Pós-Doutorado realizado na Facultad de Administración y Dirección de Empresas pela Universitat Politècnica de València (UPV) - Espanha; Mestre e Doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e Graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL-UNESP). Atua na área de Gestão Estratégica de Pessoas no Curso de Graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar, pesquisando principalmente os seguintes temas: desenvolvimento de competências individuais, relações de trabalho e carreiras, transformação digital e práticas de gestão de pessoas. Líder do tema de Competências e Aprendizagem da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho da ANPAD para Triênio 2022-2024. CV: http://lattes.cnpq.br/6696784421924024

 

Lourdes Canós Darós, Universitat Politècnica de València

Professora e pesquisadora do Departamento de Organização Empresarial
da Universitat Politècnica de València, UPV (Espanha). Doutora em Organização
Empresarial, pertence ao grupo de investigação em Reingeniería, Organización,
trabajo en Grupo y Logística Empresarial (ROGLE) e é coordenadora da equipe de
inovação e qualidade educativa do IDOE. Os seus temas de investigação no ensino
universitário centram-se no desenvolvimento de competências metacognitivas,
aplicação de metodologias ativas e competência de aprender a aprender.
Contato: loucada@omp.upv.es

Referências

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Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

Artigos