Modelos utilizados pela educação a distância: uma síntese centrada nas instituições de ensino superior brasileiras

Andreza Regina Lopes da Silva, Sabrina Rebelo, Carolina Schmitt Nunes, Fernando José Spanhol, João Vianney Valle dos Santos

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n3p153

 

O artigo tem como objetivo apresentar os diferentes modelos de práticas de Educação a Distância utilizados pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Para tanto, a metodologia utilizada caracteriza a pesquisa como teórico-empírico; já a sua abordagem classifica-se como quantitativa. A unidade de análise escolhida foi a totalidade das Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação no ano de 2010, o que caracteriza o estudo como censitário para este universo. As análises foram realizadas com base em dados primários, adquiridos por meio de contatos realizados com as Instituições via sites, chats e e-mails. Como resultado, observa-se que, das Instituições credenciadas em 2010 para a modalidade da educação a distância, o modelo semipresencial é o mais utilizado, com 75%, seguido pelo virtual (14%), após o da tele-educação (7%) e, por último, o híbrido (3%). Conclui-se que a educação a distância, em sua prática, vem assumindo um caráter multimidiático, haja vista que o modelo “hegemônico” utilizado pelas Instituições deste estudo possui, em seu cerne, tal característica.


Palavras-chave


Educação a distância; Modelos; Instituição de ensino superior.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n3p153

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.