Competências para a gestão: expectativa de alunos do curso de administração da UEMA, de gestores e seus pares na Vale S.A. em São Luís – MA

Autores

  • José Rômulo Travassos da Silva Professor do Curso de Administração da UEMA / Professor de Psicologia da UNICEUMA.
  • Valderez Ferreira Fraga Professora convidada do IE-ECEX-UFRJ e FGV EBAPE.
  • Deborah Moraes Zouain FGV/EBAPE
  • Gustavo de Oliveira Almeida Fundação Getulio Vargas - EBAPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p134

Palavras-chave:

Competência, Curso de administração, Organização, Congruência

Resumo

Avanços tecnológicos somados à Globalização têm contribuído para competitividade/ complexidade organizacional. A sobrevivência das empresas, nesse cenário, relaciona-se à criação e ao desenvolvimento de recursos e meios que lhes confiram competitividade. Daí a competência dos indivíduos tornar-se foco deste estudo, cujo objetivo central enfoca congruência ou não entre as competências adquiridas pelos alunos do Curso de Administração do Centro de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão – tanto segundo os sujeitos escolhidos no espaço acadêmico do Administrador - alunos e gestores - e as competências exigidas pelos gestores das empresas de São Luís - MA, como a VALE. A metodologia articulou métodos qualitativos e o referencial teórico em competências recorreu a vários autores. Os resultados mostraram elementos conceituais mais citados em competência, conhecimentos, habilidades, atitudes e capacidades e a preferência dos sujeitos pela formulação de Queiroz (2008). O conhecimento foi a base da congruência encontrada entre alunos e gestores da UEMA e da VALE. O destaque da empresa à capacidade analítica na seleção de candidatos reporta à insatisfação dos alunos aos métodos de ensino. O estágio merece diálogo entre as duas organizações. Futuros estudos poderão aprofundar questões como satisfação dos alunos, ensino na UEMA, desempenho acadêmico e profissional.

Biografia do Autor

José Rômulo Travassos da Silva, Professor do Curso de Administração da UEMA / Professor de Psicologia da UNICEUMA.

Mestre em Administração. Pela FGV-EBAPE. Professor do Curso de Administração da UEMA, Professor de Psicologia da UNICEUMA. Áreas de interesse: Competências, Habilidades, Inteligências Múltiplas, Gestão Educacional e Empresarial.

Valderez Ferreira Fraga, Professora convidada do IE-ECEX-UFRJ e FGV EBAPE.

Doutora em Educação, UFRJ. Master in Education and Human Development, GWU-USA. Há 22 anos Consultora e diretora da VALORE-RH. Áreas de interesse: Fenomenologia, Interculturalidade, Gestão de Pessoas, Ética. Publicações: livros, artigos eventos e periódicos nacionais e internacionais, revistas e jornais.

Deborah Moraes Zouain, FGV/EBAPE

Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Professora Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (EBAPE) da FGV /RJ.

Autora de diversos artigos publicados em periódicos científicos e livros nas áreas de pesquisa em que atua.

Gustavo de Oliveira Almeida, Fundação Getulio Vargas - EBAPE

Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Consultor da FGV Projetos. Atualmente é pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2015-05-13

Edição

Seção

Artigos