A implantação do escritório de projetos (PMO) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: uma iniciativa inovadora na gestão pública sul-mato-grossense
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p38Resumo
Este estudo destaca a importância da criação de um Escritório de Projetos (PMO) em uma Universidade Pública como elemento eficaz na tomada de decisão dos processos administrativos. A iniciativa inovadora na gestão pública sul-mato-grossense teve início em outubro de 2011 e o projeto de Implantação do PMO da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS segue o Guia PMBOK, publicado pelo Project Management Institute (PMI), nos Estados Unidos da América, em 1969. O Guia estabelece cinco processos para implantação de um PMO: 1) levantamento da estrutura organizacional (levantamento dos problemas); 2) identificação e escolha de metodologias (softwares); 3) customização (treinamentos); 4) divulgação (mudança de cultura organizacional); e, 5) gerenciamento de projetos. A metodologia adotada para o trabalho foi a de Estudo de Caso com as etapas de sensibilização por meio de palestras, de capacitação para que pudessem diagramar os problemas-chaves das suas Unidades Universitárias, com intuito de obter um inventário de forma democrática e participativa e de análise dos resultados alcançados. Na UEMS, o trabalho abrangeu suas quinze unidades universitárias e o modelo de Escritório de Projetos adotado foi o “PMO Nível Estratégico” (nível 3), com desdobramentos junto às Pró-Reitorias, Diretorias e Unidades Universitárias (nível 2) até os setores Operacionais (nível 1). Este artigo relata como se desenvolveram as três primeiras fases do processo de implantação do Escritório de Projetos da UEMS e a sua contribuição significativa no gerenciamento dos projetos e os resultados positivos alcançados desta gestão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).