Influência da estrutura organizacional-administrativa das instituições de ensino superior no desenvolvimento de competências docentes para atuação na EAD

Autores

  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Ricardo Costa Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p1

Resumo

A performance dos indivíduos que atuam na educação a distância e? influenciada por diversos fatores, porém a dimensão organizacional-administrativa da instituição de ensino se constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento das competências eletrônicas docentes, haja vista que tanto deve reforçar as habilidades quanto promover a conquista de novas aptidões que lhes permitam conhecer e julgar por que, quando e como utilizar as TICs na EAD. Partindo dessa premissa, esse estudo procura responder a seguinte pergunta: Como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores do ensino superior se relacionam com a dimensão organizacional-administrativa das instituições de ensino superior? Para tanto, foi realizado um qualitativo interpretativo básico. Foi escolhido como lócus a Universidade Federal do Vale do São Francisco e, como unidade de análise, o curso de especialização em Gestão Pública vinculado ao Programa Nacional de Administração Pública (PNAP). A coleta de dados foi realizada mediante pesquisa documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Os resultados da pesquisa mostram claramente que vários fatores dessa dimensão são importantes para o desenvolvimento das competências eletrônicas docentes e que questões políticas institucionais precisam ser superadas e a periodicidade do treinamento precisa existir para que a EAD possa se firmar na instituição.

Biografia do Autor

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Atualmente é professora Assistente II do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes para EAD. Associada ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Avaliadora de periódicos e eventos nacionais. Temas de interesses em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração (competências profissionais e docentes; educação a distância) e Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (Prazer e sofrimento no trabalho, alienação no trabalho, QVT).

José Ricardo Costa Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), além de graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE e Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE) e do Núcleo de Gestão (Campus Caruaru/UFPE).

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE, graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994) e doutoranda do Propad/UFPE . Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas(UFAL). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes temas: gestão organizacional, análise organizacional, comportamento organizacional, competências gerenciais em IES, gestão de IES, gestão de pessoas,gestão em instituições de saúde. Interesses de pesquisa: competências gerenciais, gestão pública, gestão de IES, gestão da saúde.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos