Os desafios da mobilidade acadêmica para a gestão universitária: um survey com graduandos da UDESC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p282Resumo
A internacionalização do ensino superior brasileiro vem chamando a atenção da produção acadêmica, investigando-se tendências como o incremento da mobilidade acadêmica em diferentes países, a adoção de matrizes curriculares transnacionais e a formação de redes internacionais de pesquisa científica. Na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mais particularmente, este processo encontra-se em seus estágios iniciais, criando a necessidade de entender-se melhor o impacto do fenômeno da internacionalização no que tange a gestão universitária. Este estudo tem como objetivo identificar os principais desafios e dificuldades encontrados pelos estudantes de graduação da Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da UDESC ao participarem de um programa de mobilidade acadêmica em universidades estrangeiras. Foi realizado um survey junto a 208 graduandos entre os anos de 2009 e 2013, utilizando-se entrevistas semiestruturadas por meio digital. Os resultados obtidos indicam que a experiência da mobilidade é vista pelos estudantes, predominantemente, como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, e que os obstáculos enfrentados são principalmente de ordem de registro acadêmico. No tocante a gestão universitária, discute-se a criação de um instrumento de apoio virtual com vistas a dinamizar o atendimento aos alunos em mobilidade.
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