Análise do instrumento de avaliação de cursos em uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha

Autores

  • César Pandolfi Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Carla Schwengber Ten Caten Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p301

Palavras-chave:

Avaliação, Instrumento, Instituição de educação superior

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar as mudanças realizadas no instrumento de coleta de dados para avaliação institucional de cursos de uma Instituição de Ensino Superior da Serra Gaúcha. Utilizou-se a análise da consistência interna do instrumento e a análise multivariada dos resultados da avaliação dos cursos. Caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza aplicada e descritiva. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2013 e obteve um retorno de 8.854 respondentes. Os resultados estão estruturados em dois fatores, bem como divididos pelos 16 cursos pesquisados. O estudo contribuiu para verificar que o instrumento se mostra adequado e evidenciou que as respostas podem ser agrupadas em três níveis de satisfação. Por fim, serve de base para análise e reorganização das práticas adotadas pelos cursos, tendo referência os aspectos identificados que servem como norteadores de ações de melhoria.

Biografia do Autor

César Pandolfi, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (1998), especialização em Estatística Aplicada pela Universidade de Caxias do Sul (2009) e mestrado em Engenharia da produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutorando em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio grande do Sul desde 2013. Atualmente é professor das Disciplinas Estatística Aplicada à Indústria, Controle Estatístico do Processo e Pesquisa Operacional, bem como orienta trabalhos de conclusão de curso para graduação e pós-graduação na Faculdade da Serra Gaúcha. Em cargos Administrativos atuo como coordenador da Comissão Própria de Autoavaliação e coordenação do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Engenharia de Processos e da Qualidade, bem como da Produção. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia da Qualidade e Processos, Recursos Humanos, Controle Estatístico do Processo, Avaliação dos Sistemas de Medição, Comissão Própria de Avaliação, Projeto de Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Clima Organizacional.

Carla Schwengber Ten Caten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Doutorado em Engenharia de Materiais (1999), Mestrado em Engenharia de Produção (1995), Graduação em Engenharia Civil (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Graduação em Educação Física (1989) pelo Instituto Metodista de Porto Alegre-IPA (1989), Porto Alegre, RS. É Professora Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é vice-diretora da Escola de Engenharia da UFRGS (2013-atual) e diretora da Incubadora Tecnológica Hestia. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes-PPGEP/UFRGS (2009-2012), como avaliadora da CAPES na área de Engenharias III (2005-2009), membro da Câmara de Pós-graduação da UFRGS (2009-2012), coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Produção (2002-2005) e vice-chefe do Departamento em Engenharia de Produção e Transportes DEPROT (2002-2005). É editora da revista Produto & Produção e revisora dos periódicos científicos nacionais e internacionais É bolsista produtividade PQ2 do CNPq. Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Controle da Qualidade; Controle Estatístico de Processos; Metrologia, Projeto de Experimentos (DOE); Pesquisa, Desenvolvimento e Otimização de Produtos e Processos e Inovação Tecnológica.

Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora Associada I do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes - DEPROT, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Vice-Secretária de Avaliação Institucional - SAI.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos