ANALYSIS OF COURSE ASSESSMENT TOOL IN A HIGHER EDUCATION INSTITUTION OF THE SERRA GAUCHA

Authors

  • César Pandolfi Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Carla Schwengber Ten Caten Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p301

Abstract

This research aimed to evaluate the changes made in the data collection instrument for institutional evaluation courses in a higher education institution of the Serra Gaucha. We used the analysis of the instrument's internal consistency and multivariate analysis of the evaluation results of the courses. It is characterized as a case study, applied and descriptive nature. Data collection occurred in the second half of 2013 and achieved a return of 8.854 respondents. The results are structured on two factors, and divided by the 16 surveyed courses. The study contributed to identifying the instrument shown adequate and showed that responses can be grouped into three levels of satisfaction. Finally, the basis for analysis and reorganization of the practices adopted by the courses, and reference the identified aspects that serve as a guide for improvement actions.

Author Biographies

César Pandolfi, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (1998), especialização em Estatística Aplicada pela Universidade de Caxias do Sul (2009) e mestrado em Engenharia da produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutorando em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio grande do Sul desde 2013. Atualmente é professor das Disciplinas Estatística Aplicada à Indústria, Controle Estatístico do Processo e Pesquisa Operacional, bem como orienta trabalhos de conclusão de curso para graduação e pós-graduação na Faculdade da Serra Gaúcha. Em cargos Administrativos atuo como coordenador da Comissão Própria de Autoavaliação e coordenação do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Engenharia de Processos e da Qualidade, bem como da Produção. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia da Qualidade e Processos, Recursos Humanos, Controle Estatístico do Processo, Avaliação dos Sistemas de Medição, Comissão Própria de Avaliação, Projeto de Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Clima Organizacional.

Carla Schwengber Ten Caten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Doutorado em Engenharia de Materiais (1999), Mestrado em Engenharia de Produção (1995), Graduação em Engenharia Civil (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Graduação em Educação Física (1989) pelo Instituto Metodista de Porto Alegre-IPA (1989), Porto Alegre, RS. É Professora Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é vice-diretora da Escola de Engenharia da UFRGS (2013-atual) e diretora da Incubadora Tecnológica Hestia. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes-PPGEP/UFRGS (2009-2012), como avaliadora da CAPES na área de Engenharias III (2005-2009), membro da Câmara de Pós-graduação da UFRGS (2009-2012), coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Produção (2002-2005) e vice-chefe do Departamento em Engenharia de Produção e Transportes DEPROT (2002-2005). É editora da revista Produto & Produção e revisora dos periódicos científicos nacionais e internacionais É bolsista produtividade PQ2 do CNPq. Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Controle da Qualidade; Controle Estatístico de Processos; Metrologia, Projeto de Experimentos (DOE); Pesquisa, Desenvolvimento e Otimização de Produtos e Processos e Inovação Tecnológica.

Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora Associada I do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes - DEPROT, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Vice-Secretária de Avaliação Institucional - SAI.

Published

2016-05-02

Issue

Section

Artigos