Análise do instrumento de avaliação de cursos em uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha

Autores

  • César Pandolfi Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
  • Carla Schwengber Ten Caten Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p301

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar as mudanças realizadas no instrumento de coleta de dados para avaliação institucional de cursos de uma Instituição de Ensino Superior da Serra Gaúcha. Utilizou-se a análise da consistência interna do instrumento e a análise multivariada dos resultados da avaliação dos cursos. Caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza aplicada e descritiva. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2013 e obteve um retorno de 8.854 respondentes. Os resultados estão estruturados em dois fatores, bem como divididos pelos 16 cursos pesquisados. O estudo contribuiu para verificar que o instrumento se mostra adequado e evidenciou que as respostas podem ser agrupadas em três níveis de satisfação. Por fim, serve de base para análise e reorganização das práticas adotadas pelos cursos, tendo referência os aspectos identificados que servem como norteadores de ações de melhoria.

Biografia do Autor

César Pandolfi, Faculdade da Serra Gaúcha - FSG

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (1998), especialização em Estatística Aplicada pela Universidade de Caxias do Sul (2009) e mestrado em Engenharia da produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutorando em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio grande do Sul desde 2013. Atualmente é professor das Disciplinas Estatística Aplicada à Indústria, Controle Estatístico do Processo e Pesquisa Operacional, bem como orienta trabalhos de conclusão de curso para graduação e pós-graduação na Faculdade da Serra Gaúcha. Em cargos Administrativos atuo como coordenador da Comissão Própria de Autoavaliação e coordenação do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Engenharia de Processos e da Qualidade, bem como da Produção. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia da Qualidade e Processos, Recursos Humanos, Controle Estatístico do Processo, Avaliação dos Sistemas de Medição, Comissão Própria de Avaliação, Projeto de Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Clima Organizacional.

Carla Schwengber Ten Caten, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Doutorado em Engenharia de Materiais (1999), Mestrado em Engenharia de Produção (1995), Graduação em Engenharia Civil (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Graduação em Educação Física (1989) pelo Instituto Metodista de Porto Alegre-IPA (1989), Porto Alegre, RS. É Professora Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é vice-diretora da Escola de Engenharia da UFRGS (2013-atual) e diretora da Incubadora Tecnológica Hestia. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes-PPGEP/UFRGS (2009-2012), como avaliadora da CAPES na área de Engenharias III (2005-2009), membro da Câmara de Pós-graduação da UFRGS (2009-2012), coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Produção (2002-2005) e vice-chefe do Departamento em Engenharia de Produção e Transportes DEPROT (2002-2005). É editora da revista Produto & Produção e revisora dos periódicos científicos nacionais e internacionais É bolsista produtividade PQ2 do CNPq. Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Controle da Qualidade; Controle Estatístico de Processos; Metrologia, Projeto de Experimentos (DOE); Pesquisa, Desenvolvimento e Otimização de Produtos e Processos e Inovação Tecnológica.

Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora Associada I do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes - DEPROT, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Vice-Secretária de Avaliação Institucional - SAI.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos