Sentido do trabalho: uma análise sobre a percepção dos coordenadores de cursos em uma instituição universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p174Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que buscou compreender o trabalho e seu sentido, tendo em vista os aspectos que influenciam o ambiente organizacional. O objetivo desta pesquisa é diagnosticar o que os coordenadores de curso de uma universidade maranhense, atribuem ao sentido do trabalho. Para que fosse possível o alcance dos resultados, foi utilizado um questionário, que envolve dimensões relacionadas ao sentido do trabalho e questões socioeconômicas. Os resultados expressam que os coordenadores de curso atribuem uma concepção positiva quanto ao trabalho, sociedade e às organizações. Ao analisar os dados, percebe-se que os pesquisados não consideram o dinheiro um fator essencial para realizarem suas atividades, e que o trabalho oferece uma contribuição para a sociedade, assim beneficiando os outros e permitindo o aperfeiçoamento. Constata-se que o trabalho na percepção dos pesquisados, é considerado mentalmente exigente. Ao analisar a pesquisa, destaca-se que os investigados consideram o sentido do trabalho como algo fundamental e agregador de valor, pois contribui para o crescimento pessoal e coletivo, tornando-se significante em suas vidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).