Sentido do trabalho: uma análise sobre a percepção dos coordenadores de cursos em uma instituição universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p174

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que buscou compreender o trabalho e seu sentido, tendo em vista os aspectos que influenciam o ambiente organizacional. O objetivo desta pesquisa é diagnosticar o que os coordenadores de curso de uma universidade maranhense, atribuem ao sentido do trabalho. Para que fosse possível o alcance dos resultados, foi utilizado um questionário, que envolve dimensões relacionadas ao sentido do trabalho e questões socioeconômicas. Os resultados expressam que os coordenadores de curso atribuem uma concepção positiva quanto ao trabalho, sociedade e às organizações. Ao analisar os dados, percebe-se que os pesquisados não consideram o dinheiro um fator essencial para realizarem suas atividades, e que o trabalho oferece uma contribuição para a sociedade, assim beneficiando os outros e permitindo o aperfeiçoamento. Constata-se que o trabalho na percepção dos pesquisados, é considerado mentalmente exigente. Ao analisar a pesquisa, destaca-se que os investigados consideram o sentido do trabalho como algo fundamental e agregador de valor, pois contribui para o crescimento pessoal e coletivo, tornando-se significante em suas vidas.

Biografia do Autor

Carlos César Ronchi, Universidade Ceuma

Graduado em Economia (Universidade Regional de Blumenau), pós-graduado em Marketing (Universidade Regional de Blumenau), mestre em Administração (Universidade Federal de Santa Catarina). Professor de graduação e pós-graduação da Universidade Ceuma. Autor dos livros: Narcisismo nas organizações: O drama do individualismo no mundo do trabalho (2016), Qualidade de vida e trabalho: fatores psicossociais e da organização (2015), Cultura e as Organizações: Antropologia e Cultura Brasileira (2012), Cultura e as Organizações: as Inter-relações em um Ambiente Transformacional (2012), Sentido do Trabalho: saúde e qualidade de vida (2010), O processo da liderança: conceitos, tipos e aplicações (2007). Co-autor dos livros: DNA Corporativo: as percepções sobre a realidade organizacional (2008), Economia e meio ambiente: quem vai pagar a conta? (2007), Cultura organizacional: teoria e pesquisa (2005). Membro do GPDAS (Grupo de Pesquisa em Administração e Sociedade), na linha de pesquisa Estratégias organizacionais. Seus interesses e atividades de pesquisa estão voltados para o estudo da cultura, do simbolismo, do sentido do trabalho e do narcisismo no ambiente organizacional.

Nehemias Pinto Bandeira, Universidade Ceuma

Possui graduação em Administração de Empresa pela Universidade Estadual do Maranhão (1991) e pós graduação em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos pelo Uniceuma. Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos de Administração. Atualmente é professor Universidade do Ceuma, Professor da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, no curso de graduação em Administração, na modalidade de ensino à distância, Instrutor e Consultor SEBRAE e Consultor da FRANCISCO FERREIRA CONSULTORES ASSOCIADOS.

Carlos Henrique Mendes Braga, Universidade Ceuma

Possui graduação em Administração pela Universidade Ceuma - UNICEUMA

Ricardo Daher Oliveira, Universidade Ceuma

Pós-Doutorado na HEC/Universidade de Montreal pelo Deptº de Ciências Contábeis e Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro/ Deptº de Economia; Doutorado em Engenharia de Produção - área de Estratégia e Organizações pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestrado em Engenharia de Produção ? área de Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Auditoria e Controladoria; Especialização em Finanças e Mercado Futuro, MBA em Management - Formação de Gerentes e Diretores. Graduação em Administração (CRA), Ciências Contábeis (CRC) e em Ciências Econômicas*. Experiência nas áreas Administrativa, Financeira, Acadêmica e Docente.

José Samuel Miranda Melo Jr, Universidade Ceuma

Doutor em Administração - Fundação Getulio Vargas - FGV, 2012; Mestre em Economia com ênfase em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Pós-Graduado - Especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro - BH; Especialista em Educação - UEMA;Formado em Admnistração - UEMA; Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão -UEMA; Conselheiro Federal de Administração (Efetivo) - CFA ;Diretor da Câmara de Fiscalização e Registro - CFA; Ex- Diretor da Câmara de Formação Profissional - CFA. Professor desde 1994 da Universidade CEUMA.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos