A racionalidade pedagógica subjacente: o que está por trás dos discursos dos professores do curso de Ciências Contábeis?

Autores

  • Ruth Carvalho de Santana Pinho Universidade Federal do Ceará
  • Jacques Therrien Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p196

Resumo

O enfrentamento dos dilemas educacionais requer uma racionalidade diferente daquela oriunda do pensamento dominante. Entendendo-se a racionalidade pedagógica como elemento fundante da ação educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto político-pedagógico, o currículo e as práticas docentes em um curso de nível superior. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos que evidenciam e caracterizam a racionalidade pedagógica do corpo docente do Curso de Ciências Contábeis da UFC. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em função do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de técnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessões reflexivas. Conclui-se que aspectos da racionalidade pedagógica que podem ser sintetizados na capacidade de justificar as suas práticas, no equilíbrio das diversas racionalidades que se fazem presentes e imprescindíveis na formação do aluno de Contabilidade, o qual permite inclusive, a elaboração de concepções próprias sobre a prática docente, propiciará por intermédio do projeto político-pedagógico, do currículo e das práticas docentes uma ação educativa reflexiva e transformadora.

Biografia do Autor

Ruth Carvalho de Santana Pinho, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará

Jacques Therrien, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos