Produção científica dos docentes de pós-graduação em Administração da Região Sul do Brasil sob um olhar de gênero

Autores

  • Susana Gauche Centro Universitário para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI
  • Miguel Angel Verdinelli Univali

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p217

Resumo

O estudo avalia a relação da produção científica dos docentes de mestrados e doutorados em Administração da Região Sul do Brasil, considerando o gênero e duas dimensões temporais: desde o início de suas carreiras na universidade e o último triênio (2010-2012). A pesquisa é quantitativa, com caráter descritivo. Para tanto foram levantados dados secundários nos currículos de todos os professores permanentes, registrando-se além do sexo, a produção de textos e as orientações de mestrado e doutorado. Quanto às publicações foram considerados os artigos em revistas científicas, os livros e capítulos de livros e os artigos apresentados e publicados em eventos científicos. Em relação às orientações só se trabalharam as concluídas naquele triênio. Os resultados obtidos demonstram a produção igualitária, desmontando a crença que mulheres e homens possuem desempenho diferenciado

Biografia do Autor

Susana Gauche, Centro Universitário para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Doutora em Administração de Empresas (Univali - 2014) - doutorado sanduíche na Universidad de Alicante - Espanha (Bolsa CAPES). Mestre em administração de empresas (Furb- 2010); Pos graduada (lato-Sensu) em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009). Pós graduada em Gestão Estratégica de Negócios (lato-Sensu) com certificação para o mercado de trabalho e exercício do Magistério Superior pelo INPG (2008).Possui graduação em administração de empresas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Itajaí (1999). Atualmente professora do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajai (UNIDAVI) nas disciplinas de Administração de RH, Treinamento e Desenvolvimento, Relações Humanas e Gestão de Pessoas no curso de Administração de Empresas. Coordenadora de Pós-graduação na Unidavi.

Miguel Angel Verdinelli, Univali

Possui Graduação em Zoologia - Universidad Nacional de La Plata (1973), Doutorado em Ciências, Área de concentração: Oceanografia Biológica, pela Universidade de São Paulo (1980). Pós-doutoramento em Ciências Sociais - Universidad de Alicante, Espanha (2013). Tem experiência na área de Estatística, com ênfase em Análise Multivariada. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, lecionando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração. Tem orientado dezessete dissertações e seis teses e estão em orientação quatro dissertações e quatro teses.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos