MBA – O que alunos e ex-alunos pensam a respeito do curso realizado, seu aprendizado, e do impacto em suas carreiras

Autores

  • Patrícia Teixeira Maggi da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p292

Resumo

O MBA é um dos programas mais populares em educação gerencial nos dias atuais. Pesquisas conduzidas pelos órgãos acreditadores e por revistas especializadas e internacionalmente reconhecidas publicam periodicamente rankings de cursos e escolas com o objetivo de avaliar os aspectos objetivos relacionados ao MBA, entre eles: aumentos salariais, promoções, carreira e empregabilidade. O MBA também vem sofrendo críticas, destacando-se a falta de alinhamento de seu curriculum às necessidades do mundo dos negócios e a real contribuição para o desenvolvimento de gestores capazes de lidar com os desafios e a complexidade do ambiente de negócios contemporâneo. No esforço de ampliar a compreensão acerca do MBA, este artigo tem como objetivo descrever, sintetizar e analisar o que os alunos pensam sobre o MBA, destacando-se como eles avaliam o curso, o seu aprendizado e quais os impactos em suas carreiras. No plano empírico, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com 13 alunos de MBAs com especialização de uma instituição de ensino superior na cidade de São Paulo. Os resultados apontam avaliações positivas com relação ao curso e à aprendizagem e que o MBA por si só não garante ascensão de carreira e empregabilidade.

Biografia do Autor

Patrícia Teixeira Maggi da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie área de Pesquisa GHSO Gestão
Humana e Social nas Organizações. Professora universitária nos cursos de Administração de Empresas, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Comunicação Institucional no Instituto Sumaré de Educação Superior. Possui Especialização em Administração pela FGVEAESP (CEAG) e Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Corporativa pela FIA, além de diversos cursos de extensão universitária. É Bacharel em Administração de
Empresas pela FAAP Fundação Armando Álvares Penteado. Tem experiência na área comercial com foco em soluções customizadas em Educação Corporativa. Suas principais áreas de interesse e pesquisa são: Administração Geral, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Aprendizagem
Organizacional, Transferência de Aprendizagem, Desenvolvimento de Competências, Educação
Corporativa e Cultura Organizacional.

Arilda Schmidt Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa do NUPES Grupo de Pesquisa e Formação em Administração do CNPq e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração, na linha de pesquisa Gestão Humana e Social nas Organizações, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: Competências Individuais e Coletivas, Aprendizagem Individual, nos Grupos de Trabalho e nas Organizações, Aprendizagem Formal e Informal em Diferentes Contextos Organizacionais, Aprendizagem Social e Comunidades de Aprendizagem, Educação para Sustentabilidade. Também se dedica ao estudo das abordagens de pesquisa qualitativa empregadas na investigação em administração de empresas. Organizadora da obra "Aprendizagem Organizacional no Brasil", editada pela Bookman, juntamente com Claudia Simone Antonello. Organizadora da obra "Educação para sustentabilidade nas escolas de administração", com Janette Brunstein e Helio Costa Silva.

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Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos