O balanced scorecard como sistema de avaliação de desempenho desdobrado nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão em uma instituição de ensino superior comunitária

Autores

  • Paulo Cezar de Campos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Carlos Rogério Montenegro de Lima Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Mauricio Andrade de Lima Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Marcus Vinicius Andrade de Lima Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p39

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Balanced Scorecard, Instituição de ensino superior comunitária

Resumo

No setor de ensino superior privado, o aumento da concorrência e a busca por melhores resultados, com maior velocidade, estão criando novas demandas nestas instituições, forçando as mesmas a tornarem suas práticas de gestão mais eficientes e eficazes. Neste contexto, as instituições de ensino superior precisam de uma abordagem mais sistêmica sobre a avaliação de desempenho institucional, gerando indicadores adequados que meçam a efetividade das relações de causa - efeito da sua estratégia e auxiliando a tomada de decisão. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de aplicação do BSC desdobrado nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão como um sistema de avaliação de desempenho em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, é exploratória e descritiva, adotando estratégias de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. A pesquisa sugeriu que é possível desdobrar o BSC em uma IESC nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Desta forma, o sistema proposto permitirá a tradução da estratégia em termos operacionais, alinhando as atividades-chave, bem como envolvendo todos em uma só direção.

Biografia do Autor

Paulo Cezar de Campos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Possui graduação em Administração pela Universidade do Contestado (1999), e mestrado em Administração com ênfase em avaliação de desempenho pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2014). Atualmente exerce o cargo de Vice-Reitor de Administração e Planejamento da Universidade Alto vale do Rio do peixe - UNIARP, tem experiência na área de Administração Estratégica, Administração da Produção e Gestão de Custos.

Carlos Rogério Montenegro de Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1997), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado em Administração - da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho organizacional, finanças, custos e gestão universitária.

Mauricio Andrade de Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1992), mestre e doutor em engenharia de produção pela UFSC (1999 e 2003) e especialista em gestão e liderança universitária pela universidade de Sherbrook, Canadá (2004). Desde 2000 desempenhou as seguintes funções: Assessor Econômico Financeiro (2009 a 2010); Controller (2008 a 2009); Analista Econômico Financeiro do Campus Grande Florianópolis (2004 a 2007); Gerente Administrativo da Unidade Norte da Ilha (2003 a 2004) e Técnico da Assessoria de Planejamento (2000 a 2003). Atualmente atua como vice-coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Tem interesse nos seguintes temas: gestão universitária, BSC, avaliação e performance organizacional e gestão estratégica.

Marcus Vinicius Andrade de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ESAG; Especialização em Finanças Empresariais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - São Paulo/IBMEC; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerceu, durante 10 anos, a gerência geral em Finanças nas Empresas Portobello S.A. Foi empresário, durante 10 anos, de empresas de pequeno porte. Atuou como professor, durante 10 anos, no Curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul, com foco em finanças corporativas e avaliação multicritério de apoio à decisão. Atualmente é professor Adjunto, na área de finanças, do Departamento de Ciências da Administração (CAD) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA) no Centro Sócio Econômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos