Avaliação do processo de implementação de obras públicas em universidades federais: um estudo do Programa REUNI

Autores

  • Maria Fernanda Nogueira Bittencourt Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
  • Patrícia Aparecida Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p79

Resumo

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o Programa REUNI no que concerne às obras de infraestrutura, de modo a identificar os principais fatores e condicionantes que contribuíram para a conclusão, atraso ou paralisação nas instituições federais de ensino superior, bem como os seus desdobramentos no atingimento das metas desse programa. Existe, atualmente, uma carência de estudos que relacionem obras com o ciclo de políticas públicas. Apesar do aumento da oferta de serviços públicos normalmente passar por ampliação da estrutura instalada, pouco se vê na literatura estudos que façam referência ao tema. O método empregado é o estudo de caso avaliativo, em que o objeto estudado é o REUNI, enquanto um programa governamental de reestruturação e ampliação do ensino superior federal, analisando os dados referentes às obras das cinquenta e três universidades federais participantes do programa, coletados a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Dentre os achados do trabalho, verificou-se que o percentual de conclusão de obras é de 78%; a equipe técnica de engenharia e arquitetura foi renovada e ampliada; as metas de pactuação de vagas e cursos foram superadas em números totais, bem como os recursos pactuados de investimento foram disponibilizados e até ampliados em 62,55%. Apesar disso, alguns resultados demonstram que pouca atenção foi dada à questão de obras na formulação do REUNI, uma vez que muitas obras sofreram paralisações, revisões de projetos e aditivos de valor. Por fim, ressalta-se que para três quartos das universidades a não conclusão de alguma obra trouxe impactos negativos na implantação de novas vagas ou novos cursos, demonstrando, assim, a importância das mesmas no atingimento das metas pactuadas de uma política pública.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Nogueira Bittencourt, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Integrante da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, exercendo atualmente o cargo de Diretora de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Patrícia Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e desenvolvimento

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi Pró-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007, e no período de junho de 2008 a junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras.Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. 

Downloads

Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos