Avaliação do processo de implementação de obras públicas em universidades federais: um estudo do Programa REUNI

Autores/as

  • Maria Fernanda Nogueira Bittencourt Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
  • Patrícia Aparecida Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p79

Resumen

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o Programa REUNI no que concerne às obras de infraestrutura, de modo a identificar os principais fatores e condicionantes que contribuíram para a conclusão, atraso ou paralisação nas instituições federais de ensino superior, bem como os seus desdobramentos no atingimento das metas desse programa. Existe, atualmente, uma carência de estudos que relacionem obras com o ciclo de políticas públicas. Apesar do aumento da oferta de serviços públicos normalmente passar por ampliação da estrutura instalada, pouco se vê na literatura estudos que façam referência ao tema. O método empregado é o estudo de caso avaliativo, em que o objeto estudado é o REUNI, enquanto um programa governamental de reestruturação e ampliação do ensino superior federal, analisando os dados referentes às obras das cinquenta e três universidades federais participantes do programa, coletados a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Dentre os achados do trabalho, verificou-se que o percentual de conclusão de obras é de 78%; a equipe técnica de engenharia e arquitetura foi renovada e ampliada; as metas de pactuação de vagas e cursos foram superadas em números totais, bem como os recursos pactuados de investimento foram disponibilizados e até ampliados em 62,55%. Apesar disso, alguns resultados demonstram que pouca atenção foi dada à questão de obras na formulação do REUNI, uma vez que muitas obras sofreram paralisações, revisões de projetos e aditivos de valor. Por fim, ressalta-se que para três quartos das universidades a não conclusão de alguma obra trouxe impactos negativos na implantação de novas vagas ou novos cursos, demonstrando, assim, a importância das mesmas no atingimento das metas pactuadas de uma política pública.

Biografía del autor/a

Maria Fernanda Nogueira Bittencourt, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Integrante da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, exercendo atualmente o cargo de Diretora de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Patrícia Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e desenvolvimento

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi Pró-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007, e no período de junho de 2008 a junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras.Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. 

Publicado

2017-02-20

Número

Sección

Artigos