Escala de contrato psicológico docente: estrutura e evidências de validação

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p1

Resumo

O estudo apresenta uma escala de contrato psicológico para o contexto dos docentes do ensino superior e evidências de validação. Utilizou-se uma amostra de 232 docentes de diferentes regiões do Brasil, de ambos os sexos e com idades variando de 25 a 70 anos. A escala foi construída com base no modelo de trocas sociais homomórficas e heteromórficas, tendo os seus itens construídos a partir de entrevistas com docentes e coordenadores de curso. Os resultados indicaram adequação do modelo, com a validade confirmatória assumida tanto para as obrigações docentes (?²/gl=2,520; GFI=0,859; AGFI=0,854; RMSEA=0,065), quanto para as contrapartidas institucionais (?²/gl=2,520; GFI=0,859; AGFI=0,854; RMSEA=0,065). Além disso, a medida também aponta bons índices de confiabilidade.

Biografia do Autor

Mino Correia Rios, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Psicologia (UFBA). Docente na graduação e pós-graduação desde 2005. Pesquisador afiliado ao grupo de pesquisa: Emoções, sentimentos e afetos em contextos de trabalho (UFBA). Consultor empresarial desde 2004.

Sônia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia pela UFRJ. Professora Associada da UFBA (Instituto de Psicologia/Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social). Coordena o grupo de pesquisa: Emoções, sentimentos e afetos em contextos de trabalho.

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Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos