Escala de contrato psicológico docente: estrutura e evidências de validação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p1Resumen
O estudo apresenta uma escala de contrato psicológico para o contexto dos docentes do ensino superior e evidências de validação. Utilizou-se uma amostra de 232 docentes de diferentes regiões do Brasil, de ambos os sexos e com idades variando de 25 a 70 anos. A escala foi construída com base no modelo de trocas sociais homomórficas e heteromórficas, tendo os seus itens construídos a partir de entrevistas com docentes e coordenadores de curso. Os resultados indicaram adequação do modelo, com a validade confirmatória assumida tanto para as obrigações docentes (?²/gl=2,520; GFI=0,859; AGFI=0,854; RMSEA=0,065), quanto para as contrapartidas institucionais (?²/gl=2,520; GFI=0,859; AGFI=0,854; RMSEA=0,065). Além disso, a medida também aponta bons índices de confiabilidade.Descargas
Publicado
2017-11-03
Número
Sección
Artigos