Sistemas de controle e alinhamento estratégico: uma análise do equilíbrio entre as alavancas de Simons e o alinhamento com a estratégia de uma instituição pública de ensino superior

Autores

  • Thiago Cesar Bezerra Moreno Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Elói Junior Damke Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p17

Resumo

Um número crescente de estudos tem buscado analisar a relação entre mecanismos de controle e alinhamento estratégico. Contudo, são raros os estudos que avaliam esta relação em instituições públicas de ensino superior, em especial, fazendo uso dos mecanismos de controle propostos por Simons (1995). Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar o equilíbrio das alavancas de controle – propostas por Simons (1995) –, identificando o alinhamento dos controles com os objetivos estratégicos de implantação da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Dados levantados por meio de survey, com indicadores operacionais extraídos da escala proposta por Damke et al. (2011), e analisados por meio de estatísticas descritivas e correlações, revelaram a presença equilibrada das alavancas na instituição pesquisada e correlação significativa com a variável alinhamento estratégico. Pela análise, foi possível concluir que os indicadores operacionais são qualificados para avaliarem o alinha­mento estratégico e, também, que a instituição apresenta a presença equilibrada das alavancas.

Biografia do Autor

Thiago Cesar Bezerra Moreno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina e especialização em Licitações e Contratos. Coordenou a área de Compras, Licitações e Contratos de junho de 2013 a dezembro de 2015. Destaca-se a experiência como pregoeiro de licitações públicas. Atualmente é administrador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Mestrando em Contabilidade. 

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) - Curso de Mestrado em Administração - e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC) - Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC) no período de 2010 a 2013. Doutora em Administração pela PUCPR ? Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela FURB ? Blumenau (SC). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade (UNIOESTE). Professora e Coordenadora no Curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Leciona disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Estratégias Organizacionais. Estuda preferencialmente Strategy as Practice aliada a Teoria Institucional e, Metodologias de Pesquisa e de Ensino em Administração e Contabilidade. Desenvolve pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão equações estruturais e outras técnicas multivariadas) e de análise de redes sociais, como qualitativos com apoio de software (ATLAS ti). Na área de Ensino e Pesquisa é Líder do Tema de Formação do Professor e do Pesquisador da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), tendo recebido prêmios na Área de Educação e Pesquisa. Avaliadora de eventos e periódicos científicos. Autora de diversos artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos. É Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 e é coordenadora de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq.

Elói Junior Damke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), Especialização em Desenvolvimento Gerencial e Graduação em Administração pela UNICS (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Professor do Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e Coordenador Geral do Nupesa - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas desta mesma instituição. Foi Diretor Acadêmico e Pedagógico da Uniguaçu/Faesi, Professor e Coordenador de diversas pós-graduações nesta instituição, recebendo os títulos de Professor Honoris Causa e Professor Emérito. Professor visitante da PUCPR E FESP. Têm experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, gestão estratégica, estratégia em pequenas empresas, competitividade, marketing estratégico, pesquisa em administração/ metodologia do trabalho científico e da pesquisa e métodos quantitativos. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Consultor do Ministério do Desenvolvimento (Projeto PEIEX) em consultorias a pequenas e médias empresas de Curitiba e região metropolitana nas áreas de planejamento estratégico, marketing estratégico e administração geral (2008-2010). Gerente de Mercado da empresa Ciabay S.A. (2011-2013). Sócio-Administrador do Grupo Damke (1991-2002). ÁREA DE PESQUISA: Estratégia e Desempenho Organizacional em PME`S (com ênfase na abordagem das Configurações Estratégicas).

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos