Control systems and strategic alignment: a balance analysis between simons' levers and its alignment with the strategy of a public higher education institution

Authors

  • Thiago Cesar Bezerra Moreno Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Elói Junior Damke Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p17

Abstract

A growing number of studies has sought to analyze assessed the relationship between control mechanisms and strategic alignment. However, the studies that evaluate this relation in public institutions of higher education are scarce, in particular making use of the proposed control mechanisms by Simons (1995). Thus, the objective of this study is to assess the balance of the levers of control - proposed by Simons (1995) -, identifying the alignment of the controls with the strategic objectives of deployment of UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Data collected through survey research, with operational indicators extracted from the scale proposed by Damke et al. (2011), and analyzed through descriptive statistics and correlations, revealed a balanced presence of the levers in the institution and significant correlation with the strategic alignment variable. For the analisis, is was possible to conclude that the operational indicators are qualified to evaluate the strategic alignment and that the institution offers balanced levers.

Author Biographies

Thiago Cesar Bezerra Moreno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina e especialização em Licitações e Contratos. Coordenou a área de Compras, Licitações e Contratos de junho de 2013 a dezembro de 2015. Destaca-se a experiência como pregoeiro de licitações públicas. Atualmente é administrador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Mestrando em Contabilidade. 

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) - Curso de Mestrado em Administração - e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC) - Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC) no período de 2010 a 2013. Doutora em Administração pela PUCPR ? Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela FURB ? Blumenau (SC). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade (UNIOESTE). Professora e Coordenadora no Curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Leciona disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Estratégias Organizacionais. Estuda preferencialmente Strategy as Practice aliada a Teoria Institucional e, Metodologias de Pesquisa e de Ensino em Administração e Contabilidade. Desenvolve pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão equações estruturais e outras técnicas multivariadas) e de análise de redes sociais, como qualitativos com apoio de software (ATLAS ti). Na área de Ensino e Pesquisa é Líder do Tema de Formação do Professor e do Pesquisador da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), tendo recebido prêmios na Área de Educação e Pesquisa. Avaliadora de eventos e periódicos científicos. Autora de diversos artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos. É Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 e é coordenadora de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq.

Elói Junior Damke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), Especialização em Desenvolvimento Gerencial e Graduação em Administração pela UNICS (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Professor do Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e Coordenador Geral do Nupesa - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Sociais Aplicadas desta mesma instituição. Foi Diretor Acadêmico e Pedagógico da Uniguaçu/Faesi, Professor e Coordenador de diversas pós-graduações nesta instituição, recebendo os títulos de Professor Honoris Causa e Professor Emérito. Professor visitante da PUCPR E FESP. Têm experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, gestão estratégica, estratégia em pequenas empresas, competitividade, marketing estratégico, pesquisa em administração/ metodologia do trabalho científico e da pesquisa e métodos quantitativos. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Consultor do Ministério do Desenvolvimento (Projeto PEIEX) em consultorias a pequenas e médias empresas de Curitiba e região metropolitana nas áreas de planejamento estratégico, marketing estratégico e administração geral (2008-2010). Gerente de Mercado da empresa Ciabay S.A. (2011-2013). Sócio-Administrador do Grupo Damke (1991-2002). ÁREA DE PESQUISA: Estratégia e Desempenho Organizacional em PME`S (com ênfase na abordagem das Configurações Estratégicas).

Published

2017-11-03

Issue

Section

Artigos