A microfilmagem de documentos da Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise sobre práticas e normativas arquivísticas

Autores

  • Nei Antonio Nunes Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL
  • Sílvia Cintra Borges Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL
  • Jacir Leonir Casagrande Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL
  • André Luis da Silva Leite Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p228

Resumo

Este estudo visa analisar o processo de microfilmagem de documentos e sua aplicabilidade no Setor de Microfilmagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, se propõe a identificar as diferenças e semelhanças existentes entre a teoria e as práticas exigidas no processo de microfilmagem. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa e o procedimento investigativo utilizado é o “estudo de caso”. Com ele, procura-se elucidar o intrincado mosaico existente em situações cotidianas complexas e, nesse intento, utiliza-se, como passos metodológicos constitutivos da pesquisa, levantamento de dados por meio de entrevista semiestrutura e observação participante. Nesta pesquisa foram apresentados os procedimentos adotados durante o processo de microfilmagem, desde a seleção dos documentos a serem microfilmados até o armazenamento, destacando-se também a comparação entre o sistema híbrido e a microfilmagem expondo a legalidade dos dois sistemas, suas vantagens e desvantagens. Conclui-se, contudo, que é mister a implantação de um Sistema de Arquivos como condição de viabilidade para o gerenciamento total dos arquivos em todos os seus suportes.

Biografia do Autor

Nei Antonio Nunes, Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL

Doutor em sociologia política (ufsc). em 2011, fez o estágio de doutorado (modalidade sanduíche) no departamento de história e estudos políticos e internacionais (dhepi) da universidade do porto (portugal). é pós-doutorado no programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências humanas da ufsc (ppgich), desenvolvendo o projeto: estudo das relações entre neoliberalismo e biopolítica: investigação dos processos de subjetivação constitutivos do homem empresa e das práticas de controle ambiental. professor e pesquisador do mestrado em administração da unisul. linha de pesquisa: administração estratégica e inovações sociais.

Sílvia Cintra Borges, Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL

 Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017), especialista em Gestão em Arquivos pela pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e bacharel em Arquivologia pela pela Universidade Estadual Paulista (2007). Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando nos seguintes temas: gestão da informação, administração pública e tecnologia da informação.

Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL

Jacir Leonir Casagrande é Doutor em Engenharia de Produção (Ergonomia) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ? PPGEP/ UFSC (2002). Mestre em Ciências Sociais (Sociologia Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque/SC (1983). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina com alocação integral no Programa de Pós-Graduação em Administração ? PPGA/UNISUL . Atua como docente nas seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Seminário de Projetos de Dissertação, Teoria Organizacional, Sociologia, Ciência e Pesquisa e Cenários Futuros. É líder do Núcleo de Pesquisa em Humanidades ? NUPEH/UNISUL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação Social do PPGA/UNISUL. Coordenador do Programa de Pós-Graduação(Mestrado) em Administração da UNISUL (2013 - ...)

André Luis da Silva Leite, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção - Departamento de Engenharia de Produção (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Concluiu em 2008 Pós-Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). De 1997 a 2011, foi professor da Universidade do Sul de Santa Catarina. De agosto de 2011 a Junho de 2012, foi Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente, é Professor Adjunto III no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como foco teórico de pesquisa os seguintes temas: competitividade e concorrência, finanças corporativas; regulação, e Economia Institucional. Como objeto de pesquisa, tem como objetivo estudar mercados de energia elétrica a partir de mudanças institucionais, introdução de competição do setor elétrico, e a introdução de fontes renováveis de energia na matriz elétrica brasileira. Atualmente exerce o cargo de subchefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC.

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos