Interest and attitude of the board of accounting students and science in relation to basic training courses

Authors

  • Nei Antonio Nunes Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL
  • Sílvia Cintra Borges Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL
  • Jacir Leonir Casagrande Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL
  • André Luis da Silva Leite Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p228

Abstract

This paper aims to analyze the process of documents microfilming and its applicability in the Federal University of Santa Catarina. We aimed to identify the differences and similarities between theory and practice required during the microfilming process. This is a qualitative research, as we use a case study as the main method of investigation, which focuses on elucidating the occasional actions in complex everyday situations for treatment through experiments or data collection. Through a questionnaire we found the need for a Disposal Agreement and also a File System. We also presented the procedures adopted during the microfilming process, from the selection of documents to be microfilmed to storage, also standing out the comparison between the hybrid system and microfilming exposing the legality of the two systems, their advantages and disadvantages. However, we concluded that only with the implementation of a file system the management of all files will be possible.

Author Biographies

Nei Antonio Nunes, Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL

Doutor em sociologia política (ufsc). em 2011, fez o estágio de doutorado (modalidade sanduíche) no departamento de história e estudos políticos e internacionais (dhepi) da universidade do porto (portugal). é pós-doutorado no programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências humanas da ufsc (ppgich), desenvolvendo o projeto: estudo das relações entre neoliberalismo e biopolítica: investigação dos processos de subjetivação constitutivos do homem empresa e das práticas de controle ambiental. professor e pesquisador do mestrado em administração da unisul. linha de pesquisa: administração estratégica e inovações sociais.

Sílvia Cintra Borges, Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL

 Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017), especialista em Gestão em Arquivos pela pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e bacharel em Arquivologia pela pela Universidade Estadual Paulista (2007). Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando nos seguintes temas: gestão da informação, administração pública e tecnologia da informação.

Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Satarina - UNISUL

Jacir Leonir Casagrande é Doutor em Engenharia de Produção (Ergonomia) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ? PPGEP/ UFSC (2002). Mestre em Ciências Sociais (Sociologia Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Graduado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque/SC (1983). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina com alocação integral no Programa de Pós-Graduação em Administração ? PPGA/UNISUL . Atua como docente nas seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Seminário de Projetos de Dissertação, Teoria Organizacional, Sociologia, Ciência e Pesquisa e Cenários Futuros. É líder do Núcleo de Pesquisa em Humanidades ? NUPEH/UNISUL. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação Social do PPGA/UNISUL. Coordenador do Programa de Pós-Graduação(Mestrado) em Administração da UNISUL (2013 - ...)

André Luis da Silva Leite, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção - Departamento de Engenharia de Produção (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Concluiu em 2008 Pós-Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). De 1997 a 2011, foi professor da Universidade do Sul de Santa Catarina. De agosto de 2011 a Junho de 2012, foi Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente, é Professor Adjunto III no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como foco teórico de pesquisa os seguintes temas: competitividade e concorrência, finanças corporativas; regulação, e Economia Institucional. Como objeto de pesquisa, tem como objetivo estudar mercados de energia elétrica a partir de mudanças institucionais, introdução de competição do setor elétrico, e a introdução de fontes renováveis de energia na matriz elétrica brasileira. Atualmente exerce o cargo de subchefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC.

Published

2017-11-03

Issue

Section

Artigos