Os conhecimentos básicos de contabilidade e áreas afins: um estudo nas universidades potiguares à luz do currículo mundial

Autores

  • Kamila Kelly Paiva de Miranda Ferreira Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Kléber Formiga Miranda Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Thaiseany de Freitas Rêgo Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Alexsandro Gonçalves da Silva Prado Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p248

Resumo

O estudo se propõe a apresentar um panorama sobre o conteúdo ministrado pelas universidades potiguares, à luz do CM proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Para tanto, utilizaram-se a pesquisa documental e análise de conteúdo das ementas de cada componente curricular oferecido pelas universidades potiguares, seja ele do tipo obrigatório ou optativo. Nessa conjuntura, adotou-se uma abordagem do tipo quali-quantitativa para a análise dos dados, uma vez que se utilizou da análise categorial das ementas e do estudo do nível de aderência do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) ao CM. Destaca-se que, das 17 IES potiguares reconhecidas no Portal do e-MEC, foram selecionadas apenas aquelas que ofereciam cursos na modalidade presencial e configuraram-se como universidades propriamente ditas. No que diz respeito aos dados coletados, observa-se que há analogias nos conteúdos ministrados entre as universidades públicas (? = 27%) e privadas (? = 18%), principalmente quanto ao módulo referente à Contabilidade Básica (21,83%). Destaca-se, ainda, que os componentes optativos influenciam na distribuição dos conteúdos curriculares oferecidos pelas IES e que, no geral, os resultados divergem entre as IES analisadas, o que denota a necessidade de reavaliação dos conteúdos distribuídos nos currículos oferecidos pelas universidades potiguares, no sentido de alinhar-se ao CM e convergir os módulos e conhecimentos ministrados pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis.

Biografia do Autor

Kamila Kelly Paiva de Miranda Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Analista Contábil na Visão Contabilidade (Mossoró/RN).

Kléber Formiga Miranda, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2015). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2012). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1998) com Especialização em Auditoria Contábil (2003). Dirigiu, de 2006 a 2013, a Quantum Planejamento e Gestão com atuação em serviços contábeis, consultoria e treinamento empresarial. Atualmente professor assistente da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA lotado no curso de Ciências Contábeis.

Thaiseany de Freitas Rêgo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Contabilidade pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN (2009). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: evidenciação, formação acadêmica, itens ambientais, projeto pedagógico de curso e planejamento tributário.

Alexsandro Gonçalves da Silva Prado, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Mestre pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN (2012). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2012). Professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA lotado no curso de Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos