Análise dos egressos de doutorado quanto aos requisitos para serem docentes da pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Maurício Rissi Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-1961-0584
  • Anderson Sasaki Vasques Pacheco Unifebe - Centro Universitário de Brusque https://orcid.org/0000-0001-7370-0954
  • Karin Vieira da Silva Unifebe - Centro Universitário de Brusque
  • Jefte Silvestre Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Feijó Vieira Vecchietti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p296

Resumo

Os programas de pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado têm formado doutores para atuar na sociedade, em especial, no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. Sendo o título de doutor o último da carreira acadêmica, questiona-se se o novo doutor está habilitado para formar novos mestres e doutores. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os currículos dos egressos dos programas em questão frente aos requisitos sugeridos pela Capes para que se atue como professor em programas de pós-graduação stricto sensu. Para tanto, o método delineado foi um estudo descritivo, e classifica-se como pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, com análise estatística, por meio de medidas descritivas. Foram escolhidos para essa pesquisa os programas de pós-graduação em Administração da UFMG, UFRGS e UFSC, que possuem diferentes conceitos atribuídos pela Capes, respectivamente 6, 5 e 4. Como principais resultados, destaca-se o baixo atendimento aos requisitos por parte dos egressos, com menos de 20% dos egressos atendendo simultaneamente os critérios de produção bibliográfica e orientações concluídas. Porém, destaca-se que em torno de 70% dos egressos estão empregados em universidades ou institutos públicos e universidades privadas.

Biografia do Autor

Maurício Rissi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Centro Universitário de Brusque - SC (UNIFEBE). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado (2007) e Mestre (2010) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo atuado como Agente Patrimonial e Gestor de Processos. Tem experiência na área de Educação a distância. Participou do Projeto Aluno Integrado edições 2010, 2013 e 2014 e do Projeto Piloto - Bacharelado em Administração da UFSC. Atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Gestão Estratégica, Gestão de Processos e Gestão de Projetos na Gestão Universitária. Gestão do Conhecimento e Inovação. Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo. Educação a distância. Membro Pesquisador do INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária; e Membro Pesquisador do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação

Anderson Sasaki Vasques Pacheco, Unifebe - Centro Universitário de Brusque

Professor Titular do Centro Universitário de Brusque - SC (UNIFEBE). Professor Colaborador do Departamento de Governança Pública CESFI - UDESC. Doutor em Sociologia Econômica das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (2016), revalidado pela Universidade do Vale do Itajaí como Doutor em Administração. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência nas áreas de Inovação Tecnológica e Social, Gestão de Pessoas, Gestão Social e Estatística. Pesquisador do NEPEI da UNIFEBE e do ISEG no grupo de Sociologia Econômica das Organizações - SOCIUS - da Universidade de Lisboa.

Karin Vieira da Silva, Unifebe - Centro Universitário de Brusque

Professora Titular do Centro Universitário de Brusque - SC (UNIFEBE). Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações (2016) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa - revalidado pela Universidade do Vale do Itajaí como Doutora em Administração (2017) . Graduada (2011) e Mestre (2013) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi monitora das disciplinas de Teorias da Administração e Administração I, do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência em educação a distância, tendo atuado como tutora do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina e participado do Projeto Aluno Integrado. Colaborou com a Gerência de Planejamento da Santa Catarina Turismo (SANTUR), na elaboração de pesquisas mercadológicas no estado de Santa Catarina. Atualmente é pesquisadora do NEPEI/UNIFEBE - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação - e professora de empreendedorismo, marketing e economia política na UNIFEBE. É investigadora associada do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Jefte Silvestre Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Rafael Feijó Vieira Vecchietti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos