Analysis of phd graduates regarding the requirements to be stricto sensu graduate teachers

Authors

  • Maurício Rissi Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-1961-0584
  • Anderson Sasaki Vasques Pacheco Unifebe - Centro Universitário de Brusque https://orcid.org/0000-0001-7370-0954
  • Karin Vieira da Silva Unifebe - Centro Universitário de Brusque
  • Jefte Silvestre Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Feijó Vieira Vecchietti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p296

Abstract

The stricto sensu graduate degree programs at doctoral level have trained PhDs to work for society, especially in teaching, research and extension programs. As the PhD title is the last of the academic career, it is questioned if the new doctor is qualified to train other masters and PhD. In this context, the objective of this research is to analyze PhDs curriculums comparing with the requirements suggested by Capes to act as teacher in stricto sensu graduate programs. Thus, the method outlined was a descriptive study, and it was classified as field research, quantitative approach, statistical analysis, through descriptive measures. For this research, it was delineated the business graduate programs from UFMG, UFRGS and UFSC. The main results reveals the low meet of  the requirements by the graduates, with less than 20% of the PhDs attending simultaneously the bibliographic production and completed advisors criteria. However, it is noteworthy that around 70% of graduates are employed in public and private universities and institutes.

Author Biographies

Maurício Rissi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Centro Universitário de Brusque - SC (UNIFEBE). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado (2007) e Mestre (2010) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo atuado como Agente Patrimonial e Gestor de Processos. Tem experiência na área de Educação a distância. Participou do Projeto Aluno Integrado edições 2010, 2013 e 2014 e do Projeto Piloto - Bacharelado em Administração da UFSC. Atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Gestão Estratégica, Gestão de Processos e Gestão de Projetos na Gestão Universitária. Gestão do Conhecimento e Inovação. Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo. Educação a distância. Membro Pesquisador do INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária; e Membro Pesquisador do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação

Anderson Sasaki Vasques Pacheco, Unifebe - Centro Universitário de Brusque

Professor Titular do Centro Universitário de Brusque - SC (UNIFEBE). Professor Colaborador do Departamento de Governança Pública CESFI - UDESC. Doutor em Sociologia Econômica das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (2016), revalidado pela Universidade do Vale do Itajaí como Doutor em Administração. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem experiência nas áreas de Inovação Tecnológica e Social, Gestão de Pessoas, Gestão Social e Estatística. Pesquisador do NEPEI da UNIFEBE e do ISEG no grupo de Sociologia Econômica das Organizações - SOCIUS - da Universidade de Lisboa.

Karin Vieira da Silva, Unifebe - Centro Universitário de Brusque

Professora Titular do Centro Universitário de Brusque - SC (UNIFEBE). Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações (2016) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa - revalidado pela Universidade do Vale do Itajaí como Doutora em Administração (2017) . Graduada (2011) e Mestre (2013) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi monitora das disciplinas de Teorias da Administração e Administração I, do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência em educação a distância, tendo atuado como tutora do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina e participado do Projeto Aluno Integrado. Colaborou com a Gerência de Planejamento da Santa Catarina Turismo (SANTUR), na elaboração de pesquisas mercadológicas no estado de Santa Catarina. Atualmente é pesquisadora do NEPEI/UNIFEBE - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação - e professora de empreendedorismo, marketing e economia política na UNIFEBE. É investigadora associada do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Jefte Silvestre Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Rafael Feijó Vieira Vecchietti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

Published

2017-11-03

Issue

Section

Artigos