Evolução da educação superior a distância no Brasil: uma análise a partir de processos de institucionalização

Autores

  • Jorge da Silva Correia-Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José de Arimatéia Dias Valadão Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p97

Resumo

A educação a distância no Brasil passa a ganhar destaque a partir dos anos 2000, com a Universidade Aberta do Brasil e com a inserção dessa modalidade no Plano Nacional de Educação 2001-2010, que tinha como meta a provisão do ensino superior a 30% da população entre 18 e 24 anos. Visando refletir sobre essa realidade, o estudo discorreu sobre a evolução da educação a distância no Brasil, sob a ótica da teoria institucional, a partir do seguinte questionamento: como tem se dado o processo de institucionalização da EaD no Brasil? Para dar conta desse objetivo, a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira envolveu o registro da história da EaD e a segunda a identificação dos principais indícios de sua institucionalização. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental e de conteúdo, realizadas em dois cortes temporais. De modo geral, o processo de institucionalização da educação a distância no Brasil se mostrou como dinâmico e permanente, e a teoria institucional mostrou-se relevante para descrever as transformações que ocorrem em áreas estratégicas, como é o caso da EaD. Foram ainda apontadas sugestões de estudos futuros.

Biografia do Autor

Jorge da Silva Correia-Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do bacharelado em Administração Pública a distância pela UAB-UFRPE e mebro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação (NEPSI)

José de Arimatéia Dias Valadão, Universidade Federal de Lavras

Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Professor do Bacharelado em Administração Pública do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2017-11-03

Edição

Seção

Artigos