Perfil do gestor e desempenho econômico-financeiro das instituições de ensino superior: o caso das comunitárias brasileiras participantes do COMUNG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p1

Resumo

O  objetivo  deste  artigo  é  analisar  a  relação  do  perfil  do  gestor  com  a Performance das IESs comunitárias brasileiras participantes do COMUNG.O pressuposto teórico é de que a  formação  profissional  do  gestor  das  universidades  comunitárias  apresenta  relação  positiva com  os  resultados organizacionais  e  com  o  modelo  de  gestão  adotado.  A  natureza  das  IESs comunitárias  brasileiras  é  de  organização  da  sociedade  civil,  as  quais  deveriam  ser  geridas pelo  modelo  de  administrativa  participativa  e  pautada  na  autogestão,  distanciando-se  do modelo clássico, que mostra-se limitado no contexto de mudanças ambientais e com grandes competidores. Houve   mudanças   significativas   no   ambiente   institucional,  que   impõem reflexões críticas sobre práticas consolidadas, sem prejuízos à liberdade acadêmica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva desenvolvida com 15 instituições de ensino superior membros do  Consórcio  das  Universidades  Comunitárias  Gaúchas (Comung) brasileira. Os resultados  evidenciam que  existe  correlação  do  perfil  de  um  dos  gestores  (Reitor)  com  os  resultados de perfomance, de reconhecimento externo (prêmios) em relação à sustentabilidade institucional.

 

Biografia do Autor

Jênifer de Brum Palmeiras, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestranda em Administração no PPGAdm da Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Gestão Pública pela UFSM, Bacharel em Administração pela (UPF), CRA/RS nº 36100. Docente da Faculdade de Economia Administração e Ciências Contábeis e do IFFarroupilha - Centro de Referência Carazinho. Membro do projeto de pesquisa Educação Superior Brasileira, Grupo do CNPQ GEU da UPF e Grupo de Pesquisa GMEORG/UPF.

Denize Grzybovski, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Administração (UFLA), Mestre em Dirección y Organización de Empresas (Universidad Museo Social Argentino/UMSA) Bacharel em Administração (URI). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) na Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos