Perfil do gestor e desempenho econômico-financeiro das instituições de ensino superior: o caso das comunitárias brasileiras participantes do COMUNG

Jênifer de Brum Palmeiras, Denize Grzybovski

Resumo


O  objetivo  deste  artigo  é  analisar  a  relação  do  perfil  do  gestor  com  a Performance das IESs comunitárias brasileiras participantes do COMUNG.O pressuposto teórico é de que a  formação  profissional  do  gestor  das  universidades  comunitárias  apresenta  relação  positiva com  os  resultados organizacionais  e  com  o  modelo  de  gestão  adotado.  A  natureza  das  IESs comunitárias  brasileiras  é  de  organização  da  sociedade  civil,  as  quais  deveriam  ser  geridas pelo  modelo  de  administrativa  participativa  e  pautada  na  autogestão,  distanciando-se  do modelo clássico, que mostra-se limitado no contexto de mudanças ambientais e com grandes competidores. Houve   mudanças   significativas   no   ambiente   institucional,  que   impõem reflexões críticas sobre práticas consolidadas, sem prejuízos à liberdade acadêmica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva desenvolvida com 15 instituições de ensino superior membros do  Consórcio  das  Universidades  Comunitárias  Gaúchas (Comung) brasileira. Os resultados  evidenciam que  existe  correlação  do  perfil  de  um  dos  gestores  (Reitor)  com  os  resultados de perfomance, de reconhecimento externo (prêmios) em relação à sustentabilidade institucional.

 


Palavras-chave


Gestão universitária; Desempenho econômico - financeiro; Instituições de ensino superior comunitárias

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DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p1

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Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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