Perfil do gestor e desempenho econômico-financeiro das instituições de ensino superior: o caso das comunitárias brasileiras participantes do COMUNG
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p1Resumen
O objetivo deste artigo é analisar a relação do perfil do gestor com a Performance das IESs comunitárias brasileiras participantes do COMUNG.O pressuposto teórico é de que a formação profissional do gestor das universidades comunitárias apresenta relação positiva com os resultados organizacionais e com o modelo de gestão adotado. A natureza das IESs comunitárias brasileiras é de organização da sociedade civil, as quais deveriam ser geridas pelo modelo de administrativa participativa e pautada na autogestão, distanciando-se do modelo clássico, que mostra-se limitado no contexto de mudanças ambientais e com grandes competidores. Houve mudanças significativas no ambiente institucional, que impõem reflexões críticas sobre práticas consolidadas, sem prejuízos à liberdade acadêmica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva desenvolvida com 15 instituições de ensino superior membros do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) brasileira. Os resultados evidenciam que existe correlação do perfil de um dos gestores (Reitor) com os resultados de perfomance, de reconhecimento externo (prêmios) em relação à sustentabilidade institucional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
El autor transfiere todos los derechos autorales del artículo para la Revista Gestión Universitaria en América Latina - GUAL, siendo prohibida su reproducción parcial o total en cualquier medio de divulgación, impreso o electrónico, sin dejar de solicitar la autorización previa y necesaria y, en caso de ser obtenida, se hará constar el competente registro y agradecimiento para la Revista.
